A demanda por profissionais com habilidades comportamentais, também conhecidas como soft skills, triplicou com a pandemia do coronavírus. O dado é da pesquisa Habilidades 360º: América Latina 2020 da assessoria de recursos humanos Page Personnel. O levantamento também relevou que aproximadamente 80% das demissões estão ligadas à falta dessas competências. Mas quais são essas habilidades que as empresas tanto buscam nos profissionais? Veja o que dizem os entrevistados do estudo:
De acordo com o relatório, as habilidades comportamentais “abrangem competências ou traços que permitem que as pessoas interajam com outras e realizem diferentes atividades. Essas habilidades, apesar de não serem mensuráveis, desempenham um papel importante na vida pessoal e profissional. Alguns exemplos de habilidades: trabalho em equipe, liderança, escuta, empatia, tomada de decisão, entre outras”, define o texto.
As soft skills possuem uma relevância tão grande que aproximadamente 60% dos gestores entrevistados afirmam que não conseguem preencher uma vaga porque os candidatos não possuem as habilidades comportamentais desejadas pela empresa. Esse é um requisito importante dentro das organizações porque essas competências ajudam os profissionais a criarem conexões com outras pessoas, desenvolver sinergia e tornar a execução do trabalho mais tranquila e produtiva.
E a habilidade comportamental mais importante para os brasileiros e a mais difícil de encontrar é a inteligência emocional. O mesmo vale para Colômbia, México e Peru. Já as soft skills que os gestores mais valorizam nos colaboradores são trabalho em equipe, resolução de conflitos e comunicação assertiva. A própria pesquisa aponta que existem muitas outras habilidades comportamentais que podem ser desenvolvidas e que terão impacto positivo na carreira, como empatia e liderança.
Além disso, algumas áreas como vendas, comercial, recursos humanos e operações tendem a demandar mais essas habilidades. Ainda assim, o texto ressalta que essas competências são valorizadas em todos os setores.
Como citado acima, as habilidades comportamentais que os gestores mais valorizam são trabalho em equipe, resolução de conflitos e comunicação assertiva. Por isso, o estudo apresenta como essas competências podem ajudar dentro do ambiente de trabalho e um pouco da sua importância. Confira!
Mesmo com a crescente do home office e do trabalho remoto, os profissionais precisam ser capazes de trabalhar de forma coordenada. Um grupo de profissionais eficientes é aquele que consegue somar diferentes talentos e habilidades, de modo a alcançar os resultados esperados pela organização. Para isso, habilidades comportamentais como empatia e boa comunicação são fundamentais. Além disso, é preciso desenvolver as relações interpessoais parar gerar confiança nas competências da equipe.
Um dos grandes desafios de lidar com times diversos é evitar conflitos, que não necessariamente são algo ruim dentro do ambiente profissional. Em meio às incertezas, há um fato garantido, que é o surgimento de novos problemas. Com esses novos problemas, o mundo precisará de profissionais aptos para os resolverem. Para isso, o profissional precisa saber identificar o problema e aplicar técnicas e métodos para solucionar as questões de uma maneira criativa e adaptativa, considerando a realidade do mercado e do ambiente.
Pode ser definida como a capacidade que as pessoas têm de falar e interagir entre si de maneira que considere e respeite a opinião de outras pessoas, ao mesmo tempo que defende as próprias necessidades e limites pessoais. De acordo com o texto, ela permite que que a interação e a comunicação com as equipes sejam mais eficazes, seja dando feedback, desenvolvendo um projeto ou em conversas casuais. Dessa forma, as mensagens conseguem ser transmitidas corretamente e recebidas pelos ouvintes sem ruídos de comunicação.
De forma complementar, ainda que as habilidades comportamentais sejam cada vez mais importantes, é essencial que haja um equilíbrio com as competências técnicas. Cerca de 80% dos gestores acreditam que o profissional que consegue balancear as duas capacidades ajuda a organização lidar melhor com momentos de crise e incerteza. Nesse contexto, a habilidade técnica mais valorizada no Brasil é a de gerenciamento de banco de dados.
Ainda que a maioria dos profissionais entendam que essas habilidades comportamentais sejam importantes, muitos enfrentam desafios para desenvolvê-las. O principal desafio é a falta de tempo. Além disso, quase metade dos trabalhadores citam falta de recursos financeiros, desinteresse ou ausência de programas de capacitação e treinamento nas suas empresas como impedimentos para trabalhar essas competências.
O relatório recomenda realizar pausas para se organizar e traçar metas de desenvolvimento de curto prazo, que sejam alcançáveis e mensuráveis. Um primeiro passo sugerido é decidir a quais habilidades comportamentais o profissional quer se dedicar. Depois, ele precisa procurar estratégias de como desenvolvê-las. Com essa tomada de decisão, o profissional se arma com ferramentas para impulsionar seu desenvolvimento profissional.
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