A confiança é um elemento importante para relacionamentos suaves, profundos e significativos. No contexto brasileiro, o empregador é visto como a figura mais confiável dentro das relações interpessoais, de acordo com a pesquisa Edelman Trust Barometer 2020. Mas como esses líderes conseguem criar relações de confiança, principalmente em um mercado tão conturbado quanto o atual?
Segundo o relatório, as pessoas depositam sua confiança com base em dois atributos distintos: competência (de cumprir promessas) e comportamento ético (fazer a coisa certa e trabalhar para melhorar a sociedade). E a população acredita que os os CEOs de empresas devem liderar movimentos de mudança. Mas algumas habilidades e atitudes são importante para que esses líderes consigam essa confiança.
“A primeira tarefa de um líder – no trabalho ou em casa – é inspirar confiança. É trazer para fora o melhor nas pessoas, confiando a elas mordomias significativas e criando um ambiente no qual a interação de alta confiança inspire criatividade e possibilidades, escreveu o executivo Stephen Covey.
Partindo desse princípio, o educador de liderança e coach executivo John Baldoni afirma que os líderes precisam criar condições para que as pessoas confiem em quem está no comando, principalmente no contexto atual. A partir da seguintes habilidades, esse profissionais conseguem construir relações de confiança com os colaboradores e desenvolver trabalhos significativos
Os líderes precisam compartilhar as informações que possuem, assim que elas estiverem disponíveis.
O foco deve ser mantido sempre na mensagem principal. Além disso, os gestores precisam estar abertos para ouvir feedback e agir de acordo com o que aprenderam com experiências anteriores.
Como o responsável, seja por uma companhia, um time ou uma pessoa, o líder precisa ser capaz de aceitar a responsabilidade pela consequências de ações, falas ou acontecimentos, sejam dele ou não.
Para gerar relações de confiança, os profissionais também precisam agir em tempo hábil, evitando atrasos e passar muito tempo analisando ou avaliando uma situação.
Trabalhando com a inteligência emocional, os líderes devem ser compassivos e compreensivos com as emoções que as pessoas estão sentindo, principalmente em um momento tão incerto como o atual.
Em última análise, Baldoni define que a confiança se resume a comportamentos individuais e que para construir relações de confiança é preciso ser acessível e responsável. Além disso, o coach aponta que não existe liderança sem confiança, já que essa é uma virtude inegociável, de acordo com sua avaliação.
O estudo da Edelman também revelou que uma maior confiança está ligada à competência e ética das instituições, que são representadas pelos líderes. Na construção da confiança, valores como integridade, propósito e confiabilidade são os de maior peso. Os dados também revelam que os entrevistados acreditam que as instituições devem valorizar mais seus relacionamentos, principalmente com clientes, colaboradores e comunidades.
Além disso, as lideranças também são cobradas por se posicionar em relação à movimentos sociais, sendo coerentes com sua atuação no mercado. Para construir relações de confiança, mais de 90% dos brasileiros entrevistados julgam ser relevantes que CEOs se pronunciem sobre assuntos como: formação para o trabalho do futuro, automação, ética da tecnologia, diversidade e desigualdade de renda.
Além disso, cabem aos líderes das empresas encabeçar movimentos de mudança. Para esse fim, os especialistas do estudos indicam que as lideranças devem promover educação e formação profissional, além de fazer parcerias com demais instituições para atender necessidades sociais de forma mais abrangente.
Muito se fala sobre quais são as soft skills que os profissionais devem cultivar para…
Em mais um vídeo da nossa série sobre protagonismo feminino em posições de liderança, o…
Em mais um vídeo da nossa série sobre protagonismo feminino em posições de liderança, o…
Depois que nós chegamos ao ensino médio, é comum que passemos a questionar qual será…
Quem gosta de tecnologia costuma dar sinais cedo. Deborah Alves, fundadora da Cuidas e ex-aluna…
Você já ouviu a frase: "Quem falha em planejar, planeja falhar"? Essa máxima não poderia…
Deixe um comentário