Um conjunto de pinos em frente a um pino mais com cor diferente ilustra a ideia de liderança e liderados
Foto por Markus Spiske, via Unsplash

Tornar-se uma liderança que consegue entregar resultados é o sonho de muitos profissionais. No entanto, é bem comum encontrar pessoas que sentem dificuldade em compreender como gerir pessoas e, mais do que isso, inspirar pessoas.

Um caminho importante para melhorar essas habilidades pode ser ouvir e aprender com quem já fez muito na área. Pensando isso, o Na Prática traz hoje uma seleção de dicas de liderança baseada em ideias e habilidades já aplicadas em diversos conceitos.

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Confira a lista.

5 técnicas (indispensáveis) para se tornar um bom líder

#1. Customer Development

Também conhecida como Custdev, essa técnica se baseia na ideia de que o líder precisa testar hipóteses diretamente com os clientes finais ou o público a ser impactado pelo negócio ou equipe que ele gerencia.

Em linhas gerais, portanto, o conceito de ‘desenvolvimento focado no cliente” compreende que é impossível liderar pessoas em direção a algo que esses líderes nunca testaram ou compreenderam.

Para ser líder, é preciso conhecer e entender o que você quer que sua equipe entregue. É preciso saber se o serviço, o produto ou projeto que você gerencia realmente ataca alguma dor realmente existente.

Quem criou?

O empreendedor e acadêmico Steve Blank, considerado pai do conceito, professor em Haas School of Business, California University, Columbia University e Caltech.

#2. Prototipagem

Nessa técnica, o objetivo é que a liderança consiga ilustrar melhor suas ideias, seus conceitos e seus planos a partir de protótipos – ainda que dos mais rudimentares.

Ou seja: a técnica  quer dizer que bons líderes são aqueles capazes de mostrar de forma lúdica, com exemplos e modelos, quais são as suas ideias. Trata-se da velha máxima do “não fale, mostre”, em que é possível criar mais conexão com os interlocutores.

Assim, fica como lição que os líderes precisam ter a capacidade de mostrar o que será realizado antes do produto final estar pronto. Isso ajuda os liderados a entenderem o que precisam entregar e como vão fazer.

De onde vem a técnica?

A ideia de protótipos como técnica de liderança surgiu através do método Lean Startup, no qual o conceito é chamado de MVP (Minimum Viable Product ou Produto Mínimo Viável).

#3. Service Design

De modo amplo, o Service Design é uma técnica relacionada à capacidade dos líderes e gestores de se atentar aos detalhes. Aqui, a ideia é que para tocar projetos de excelência, com produtos e serviços de ponta, é preciso construir um desenho do serviço.

Em outro sentido, a técnica também diz respeito à capacidade das pessoas de pensar projetos para além dos processos. Ou seja: a respeito da capacidade dos líderes de enxergar o objetivo final como sendo o objetivos dos clientes e do público-alvo.

Essas pessoas conseguem se preocupar com aspectos que vão gerar maior percepção de valor sobre o negócio e a empresa que ele lidera.

Como surgiu a técnica?

O Service Design se tornou parte dos currículos em cursos de administração a partir de 1991, através de um projeto de Michael Erlholff, docente da Köln International
School of Design.

#4. Proatividade

Essa, sem dúvidas, é uma das técnicas ou um dos caminhos mais importantes para os bons líderes. Aqui, a ideia é simples: bons líderes são capazes de fazer as coisas acontecerem sem que lhe peçam ou que lhe cobrem algo.

Trata-se de um traço fundamental de pessoas que conseguem enxergar oportunidades em outras pessoas, em negócios ou em projetos isolados. Ser proativo, no entanto, demanda grande capacidade de conhecimento sobre um aspecto, micro ou macro, de um ambiente de trabalho. Quando o assunto é liderança, pessoas proativas são aquelas capazes de enxergar oportunidades de forma holística e para o bem de todos.

Leia sobre o tema: Proatividade: 6 passos para desenvolver e crescer no trabalho

#5. Pensamento sistêmico

Por fim, mas não menos importante, temos a técnica do pensamento sistêmico. Nela, o indivíduo toma suas decisões com base na ideia de que tudo no mundo à sua volta funciona a partir de um grande sistema que possuí sistemas menores conectados.

Líderes com essa capacidade podem olhar problemas como se eles ocorressem dentro de um pedaço de um sistema. Portanto, eles tendem a encontrar a solução analisando a forma como esse problema se relaciona com outras partes do todo.

Para quem precisa gerir equipes e projetos, às vezes muito complexos e robustos, essa habilidade é fundamental.

Quer se aprofundas nas técnicas de liderança?

As técnicas desse artigo foram descritas com base no e-book “5 técnicas indispensáveis para um líder”, publicado pelo Na Prática. Nele, é possível entender melhor como cada habilidade se desenvolve, quais são possíveis aplicações para cada uma delas e ainda é possível fazer exercícios para identificá-las.

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