jose olympio presidente credit suisse

Atual presidente do banco de investimentos Credit Suisse no Brasil, José Olympio Pereira está entre os mais notáveis banqueiros do país. Ao longo de sua carreira, esteve à frente de diversas operações bem sucedidas que lhe renderam tal prestígio.

No seu currículo, constam transações épicas, como a compra da mineradora Inco pela Vale do Rio Doce, o IPO (oferta pública inicial) da Bovespa e a compra da GVT pela Telefônica, além das fusões da cervejaria belga Interbrew com a brasileira Ambev, da Bovespa com a BM&F, e da Americanas.com e o e-commerce Submarino.

Em depoimento gravado pelo Na Prática, ele compartilha quatro dicas de carreira com os jovens brasileiros:

1. Faça estágios

Forma de testar os trabalhos, já que é muito importante “achar a sua praia” – nas palavras do executivo. “As pessoas bem sucedidas encontraram a sua praia e gostam profundamente do que fazem”.

Leia também: 4 dicas de carreira de Flavio Rocha, CEO da Riachuelo

 

2. Tenha um crescimento embasado

Por mais contraditório que possa parecer, crescer rápido demais pode ser um problema na carreira. Não é algo necessariamente ruim, mas é preciso ter cuidado. Pelo menos é o que acredita José Olympio, baseado em sua experiência no lendário Banco Garantia e sua decisão de sair da organização. Entenda no vídeo abaixo.

 

3. Conheça o seu perfil

Apesar de diversos convites para abrir um negócio, José Olympio recusou todos. A justificativa é que ele, embora proativo, não é uma pessoa que gosta do risco. Assim, entender o seu perfil de trabalho também é essencial para decidir se você vai empreender, trabalhar em uma grande empresa ou seguir outro rumo na carreira.   

 

4. Sua reputação é seu maior patrimônio

No vídeo acima, José Olympio também reforça que a reputação é o único valor que jamais deve ser arriscado. Maus negócios, apostas erradas podem até te fazer perder dinheiro temporariamente, mas se ainda tiver sua reputação a empresa pode se recuperar. Por outro lado, a ética, o seu nome e a reputação da sua empresa são as galinhas dos ovos de ouro – uma vez destruídas, não tem mais volta.   

Baixe o Ebook: O Guia Definitivo para Iniciar sua Carreira no Mercado Financeiro

Os melhores conteúdos para impulsionar seu desenvolvimento pessoal e na carreira.

Junte-se a mais de 1 milhão de jovens!
Casdastro realizado, fique ligado para os conteúdos exclusivos!
Seu cadastro não foi realizado, tente novamente!

O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo: