Duas jovens da geração Z sorriem ao olhar para a tela do celular
Foto por cottonbro studio

Com a entrada da Geração Z no mercado de trabalho, surge um novo conjunto de características e preferências que as empresas precisam entender e se adaptar.

Neste artigo, exploraremos quem faz parte desse grupo, quais são suas principais características distintivas, como se comporta no mercado de trabalho e quais são suas preferências em termos de liderança.

O que é a Geração Z?

A Geração Z é composta por indivíduos nascidos aproximadamente entre meados da década de 1990 e o início dos anos 2010.

Também conhecida como Gen Z ou centennials, eles cresceram em um mundo dominado pela tecnologia digital e está altamente conectada às mídias sociais e dispositivos móveis. Essa realidade moldou suas perspectivas e comportamentos de maneiras únicas.

Características distintivas da Geração Z

#1. Tecnologicamente proficientes

A Geração Z é a primeira a crescer em um ambiente totalmente digital. Eles são proficientes no uso de tecnologia e têm habilidades multitarefas excepcionais.

Vagas abertas: “evasão de cérebros” e formação desatualizada dificulta contratações no mercado de tecnologia

#2. Hiperconectados

Estão sempre conectados às mídias sociais e usam  aplicativos de mensagens instantâneas como ferramentas essenciais de comunicação e interação social.

#3. Multiculturais e diversificados

A Geração Z é caracterizada por sua diversidade étnica, cultural e de orientação sexual. Eles valorizam a inclusão e a igualdade, buscando ambientes de trabalho que sejam acolhedores e diversos.

Diversidade nas companhias é uma pauta em construção, diz gerente de pessoas da B3

#4. Empreendedores e inovadores

Os nascidos entre 1990 e 2010 são conhecidos também por seu espírito empreendedor. Eles estão dispostos a assumir riscos, são criativos e valorizam a autonomia e a liberdade para explorar novas ideias.

Comportamento da Geração Z no mercado de trabalho

Busca por propósito

A Geração Z procura trabalhos que tenham significado e impacto positivo na sociedade. Eles desejam se envolver em causas importantes e contribuir para um mundo melhor.

Valorização do equilíbrio entre vida pessoal e profissional

Diferentemente das gerações anteriores, essa geração prioriza um equilíbrio saudável entre trabalho e vida pessoal. Eles buscam flexibilidade e valorizam a qualidade de vida.

Este site dá uma nota para o seu equilíbrio entre vida e trabalho

Aprendizado contínuo

Esse grupo está sempre em busca de aprendizado e desenvolvimento. Eles valorizam a formação contínua, o acesso a informações relevantes e a oportunidade de adquirir novas habilidades.

Preferências de liderança da Geração Z

Liderança colaborativa

Prefere líderes que adotem uma abordagem colaborativa, valorizando a contribuição de todos os membros da equipe. Eles apreciam líderes que promovam a participação e valorizem suas opiniões.

Feedback constante

Valoriza feedback regular e construtivo

 

Os melhores conteúdos para impulsionar seu desenvolvimento pessoal e na carreira.

Junte-se a mais de 1 milhão de jovens!
Casdastro realizado, fique ligado para os conteúdos exclusivos!
Seu cadastro não foi realizado, tente novamente!

O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo: