Felipe Matos, autor de 10 Mil Startups, indica 3 livros sobre empreendedorismo

Felipe Matos empreendeu pela primeira vez aos 14 anos ao criar um portal de notícias sobre tecnologia. Dois anos depois, já considerado um prodígio da área, lançou o primeiro aplicativo móvel da América Latina.

“Montei sociedade, recebi investimentos, surfei a bolha da internet no fim dos anos 1990, fiquei milionário ‘no papel’, apareci em dezenas de jornais e programas de TV”, lembra. “Quebrei, vendi a empresa, administrei uma briga judicial de sócios – tudo isso entre 16 e 18 anos de idade.”

Baixe o ebook: Fintechs, Startups e Novas Empresas do Mercado Financeiro

O gosto pelo empreendedorismo ficou. Vinte anos depois, sua trajetória inclui fundar outras startups, atuar como investidor, investidor-anjo e gestor de fundos, dirigir o programa federal Start-Up Brasil e fundar e liderar a Startup Farm, a maior aceleradora privada da América Latina.

Ao longo deste tempo, também viu o ecossistema brasileiro se tornar o que é hoje.

E não é pouca coisa. O Brasil tem quase um quinto das aceleradoras do mundo e mais de 4 mil startups na Associação Brasileira de Startups, que se dividem em segmentos tão diversos quanto saúde, direito e agronegócio.

Como alguém que viu tudo isso acontecer de perto, Felipe tinha vontade de compartilhar seus aprendizados. O resultado foi o recém-lançado livro 10 Mil Startups: Guia prático para começar e crescer um novo negócio baseado em tecnologia no Brasil.

“Fiz as contas e percebi que passavam de dez mil o número de startups apoiadas nas diferentes iniciativas das quais participei. Eu estava num momento de transição, saindo das operações da Startup Farm, e achei que seria a hora ideal para escrever”, explica.

“É muito legal rever sua própria história e organizar os aprendizados. Vai passando um filme na cabeça”, diverte-se.

A ideia do livro, que tem um estilo simples e acessível de linguagem e apresenta dicas, cases e ferramentas, é principalmente ajudar interessados em empreender a entenderem melhor como abrir e escalar uma startup de tecnologia no Brasil.

“Aprender com erros e acertos dos outros dinamiza e acelera todo esse processo e espero poder contribuir para isso”, afirma Felipe, que também compartilhou três dicas de leitura que o acompanharam em sua trajetória empreendedora.

Leia também: Como funciona a Startup Farm, a maior aceleradora privada da América Latina

3 livros de empreendedorismo que são referência para Felipe Matos

Você Está Louco, por Ricardo Semler

Capa do livro Você Está Louco
 

“Depois que li, entendi o que era empreender e que seria possível ser empreendedor e ao mesmo tempo imprimir meus valores pessoais e ideias nos meus empreendimentos.”

A Startup Enxuta, por Eric Ries

Capa do livro A Startup Enxuta
 

“É a base do processo moderno de desenvolvimento de startups, que mostra o modelo enxuto, também conhecido como modelo lean startup e que utilizo nos meus negócios e na aceleradora Startup Farm.”

Lean Analytics, por Alistair Creole e Benjamin Yoskovitz

Capa do livro Lean Analytics
 

“Traz muitos exemplos práticos de métricas para modelos de negócios e que são muito úteis para empreendedores de startups.”

Baixe o ebook: Fintechs, Startups e Novas Empresas do Mercado Financeiro

Os melhores conteúdos para impulsionar seu desenvolvimento pessoal e na carreira.

Junte-se a mais de 1 milhão de jovens!
Casdastro realizado, fique ligado para os conteúdos exclusivos!
Seu cadastro não foi realizado, tente novamente!

O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo: