Fundação Estudar - Na prática - Desenvolvimento pessoal e profissional de jovens

Cremer na prática: a rotina de uma gerente de categoria de produtos

pessoas apresentando um dashboard

A solidez de uma carreira profissional passa pelo estabelecimento de metas e a construção de planos. Estes, no entanto, podem mudar, e muito, durante o percurso. Foi o que aconteceu com Marisa Cazassa, gerente de categoria de produtos da Cremer. Formada em engenharia de alimentos pela Unicamp, Marisa acreditava que trabalharia com o desenvolvimento de novos produtos alimentícios, mas não foi o que aconteceu. “Já no primeiro ano da faculdade entrei na empresa júnior e comecei a perceber que gostava muito das áreas administrativas. Ao mesmo tempo, comecei uma iniciação científica na área de CRM (Customer Relationship Management) e me encantei pelo marketing”, conta a engenheira.

Longe dos laboratórios há bastante tempo, Marisa passou por diversos cargos administrativos em diferentes empresas, desde o término do curso de engenharia até a chegada na Cremer. Já atuou no setor de logística, foi analista de marketing em uma indústria de panificação e trabalhou no departamento de marketing da Cargill. Deixou o setor alimentício para ingressar, em 2009, como analista de marketing da linha respiratória da gigante farmacêutica Boehringer-Ingelheim, onde permaneceu até 2012. Foi então que ingressou na Cremer, já como gerente.

Leia também: O trabalho de uma gerente de finanças na Cremer

Marisa conta que a decisão de trabalhar na Cremer surgiu a partir da troca de experiências com profissionais com quem trabalhou previamente e de um empurrãozinho de uma empresa de headhunter. Também se sentiu motivada pelos desafios que enfrentaria no setor hospitalar. “Acreditei na empresa, senti que eu poderia fazer a diferença para ela e que ela faria a diferença para mim. Queria participar ativamente da construção de uma grande organização”, relata.

A gerente aponta que um dos motivos por que gosta de trabalhar na companhia é que nela o coletivo é priorizado. “A mensagem é clara: vamos crescer juntos. A Cremer é uma empresa que dá oportunidades para você criar, falar, expor suas ideias e executá-las. Não há barreiras”, diz. A identificação com as pessoas e a chance de inovar diariamente são fatores que a motivam dentro da companhia.

Leia também: O trabalho de um gerente de planejamento na Cremer

Marisa Cazassa [reprodução]

Rotina de trabalho

Como gerente de categoria de produtos, a engenheira é responsável pelo desenvolvimento e a execução do plano de marketing das categorias, além da gestão de algumas das marcas da Cremer e do gerenciamento de P&L (Profit & Loss Statement, ou demonstrativo de lucros e perdas), com foco nas metas de vendas da empresa e da sua rentabilidade.

“No meu dia a dia, preciso garantir a execução dos projetos de desenvolvimento de novos produtos. Acompanho a performance de vendas, o estoque e verifico necessidades e oportunidades com o time de vendas”, conta. “Há dias em que participo de reuniões com clientes, reuniões com agências e empresas que podem se tornar parceiras em ações de divulgação da marca.”

Leia também: A trajetória de um coordenador comercial na Cremer

Perfil do profissional

Quando pensa no profissional que a Cremer busca para a sua área, a gestora lista algumas competências que fazem a diferença na hora de se destacar e deixar a sua marca na história da empresa. “É preciso ser hands-on, ter vontade de aprender e crescer. E também é preciso ser bastante resiliente”, ressalta.

Na sua área, especificamente, é preciso ter uma visão holística do negócio e interagir bem com outras áreas da empresa para a tomada de decisões. “Para lançar um produto, por exemplo, não olho apenas o mercado, mas avalio junto com as áreas responsáveis os ganhos que traremos para a produção”, diz.

Leia também: Como entrar na Cremer, conheça o programa de trainee da empresa

O setor de saúde

Marisa destaca que o setor de saúde cresceu nos últimos anos no Brasil e tem uma perspectiva ainda maior de expansão, com o envelhecimento da população e com o aumento do poder de compra da “nova classe C”. “As pessoas passaram a ter acesso a planos de saúde e utilizar hospitais privados”, conta. “Nesse contexto, a saúde é um dos nichos empresariais brasileiros em que mais se demanda atenção, planejamento, execução e também inovação.”

Para ela, trabalhar no setor de saúde é uma forma de contribuir com a sociedade, uma vez que o produto final da Cremer ajuda a salvar vidas e a tornar o cotidiano de outras pessoas melhor. “Nossos produtos são para proteger, confortar e cuidar de alguém”, orgulha-se. Ao jovem que busca uma vaga nos quadros da Cremer, ela incentiva. “Vá em frente! São muitos os desafios, mas é um trabalho bastante gratificante.”

 

Cursos Gratuitos e com Certificado:

Faça como mais de 100 mil universitários e recém-formados e acelere sua carreira
com os cursos gratuitos da Fundação Estudar.

Clique para garantir seu acesso gratuito!

 

Esta reportagem faz parte da seção Explore, que reúne uma série de conteúdos exclusivos sobre carreira em negócios. Nela, explicamos como funciona, como é na prática e como entrar em diversas indústrias e funções. Nosso objetivo é te dar algumas coordenadas para você ter uma ideia mais real do que vai encontrar no dia a dia de trabalho em diferentes setores e áreas de atuação.

Os melhores conteúdos para impulsionar seu desenvolvimento pessoal e na carreira.

Junte-se a mais de 1 milhão de jovens!

O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo:

MAIS DO AUTOR

EM DESTAQUE

Os melhores conteúdos para impulsionar seu desenvolvimento pessoal e na carreira.

Junte-se a mais de 1 milhão de jovens!