Em um ambiente corporativo é comum que gestores deem feedback para seus colaboradores, ou seja, avaliem ações e resultados e deem um retorno sobre a performance. O intuito é fazer com que cada pessoa possa se desenvolver dentro da empresa, melhorando suas fraquezas e fortalecendo suas habilidades.
Contudo, é possível receber um retorno negativo em forma de crítica. Não é fácil lidar com o criticismo, principalmente para as pessoas mais sensíveis. Para sobreviver a esse tipo de situação, o Na Prática separou 5 conselhos da escritora Beth Skwarecki e da psicóloga Harriet Lener para não se apegar ao feedback negativo.
Beth afirma que a única maneira de evitar as críticas é se ninguém souber que você existe. Ela argumenta que assim que você expõe para o mundo, as pessoas irão criar opiniões sobre você. Ninguém, não importa quão bem-sucedido seja, é amado por absolutamente todos e quando você pensa dessa maneira, ser criticado é um sinal de que alguma coisa você está fazendo certo, garante a escritora.
Ela ainda recomenda avaliar se a opinião da pessoa que te critica é relevante para você. É diferente receber uma crítica do seu chefe ou de um amigo próximo do que de uma pessoa desconhecida que esbarrou com você em uma rede social.
Harriet afirma que quando escutamos algo que discordamos tendemos a nos colocar na defensiva. Portanto, é importante respirar fundo, não focar no que parece errado, avaliar se existem pontos nos quais você possa concordar, não argumentar ou interromper a pessoa. Ao fim da conversa, informe que você vai avaliar os pontos discutidos.
Mesmo que a pessoa tenha boa intenção ao fazer uma crítica, o julgamento dela é humano e, portanto, falho. Sem levar em conta que o outro interpreta e reage de forma pessoal. Como isso chega em você, pode não ser 100% como de fato ocorreu. Com o que lhe é passado, você ainda tira suas próprias conclusões. Tente não se fixar em uma única interpretação do porquê alguém te deu determinado retorno.
Se depois de avaliar com calma você perceber que não concorda com a crítica, mostre gentilmente para o outro como você enxerga as coisas. Não abra espaço para insultos. Caso eles ocorram, o melhor a fazer é se retirar e continuar em outra oportunidade.
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