Empreendedorismo

Como Warren Buffett escolhe as empresas em que investe?

Warren Buffet é considerado um dos investidores mais bem-sucedido de todos os tempos. Não é à toa que acumula uma fortuna de mais de 80 bilhões de dólares, segundo a Forbes. A quantia exorbitante faz com que seja considerado a terceira pessoa mais rica do mundo – atrás de Bill Gates, fundador da Microsoft e Jeff Bezos, da Amazon.

Ele atua como presidente e CEO da Berkshire Hathaway, conglomerado multinacional que investe em empresas dos mais diversos setores. Entre elas, Coca-Cola, Kraft Heinz e American Express. Segundo a Investopedia, a companhia tem uma estratégia bem conhecida, que privilegia um poder de ganho consistente, bom retorno sobre o patrimônio, boa gestão e precificação razoável. Mas, afinal, como Warren Buffett investe?

Leia também: Esse é livro que transformou a vida de Warren Buffett

Seguindo um paradigma chamado “investimento em valor” (value investing), que é baseado nas ideias do economista americano Benjamin Graham, Warren busca títulos que estejam sendo subestimados. Os investidores que utilizam essa estratégia levam em conta mudanças de preço favoráveis, que tenham a ver com análises específicas, que façam com que o preço de uma organização com alto potencial seja deflacionado. Por exemplo, notícias boas e ruins do mercado.

Além disso, o magnata também é reconhecido com um investidor buy-and-hold (“comprar e manter”). Em vez de procurar vender as ações adquiridas no curto prazo para obter ganhos, ele escolhe as que oferecem boas perspectivas de crescimento a longo prazo.

Como Warren Buffett investe

Ainda de acordo com a Investopedia, Warren considera alguns pontos-chave para avaliar um possível investimento. São eles:

Como é o desempenho da empresa?

As instituições que têm proporcionado um retorno positivo e aceitável sobre o capital próprio por muitos anos são mais atrativas, para ele, ​​do que as empresas que tiveram apenas um curto período de retornos consideráveis.

Qual o tamanho da dívida da empresa?

Ter uma dívida grande em proporção ao capital levanta uma bandeira vermelha para o investidor. Isso porque significa que mais do lucro vai para o pagamento da dívida, em vez de ir para o desenvolvimento e evolução da companhia.

Como são as margens de lucro?

Um dos pontos avaliados por Warren é a margem de lucro. Mais especificamente, ele procura por companhias que tenham boa margem de lucro e que, preferencialmente, ela esteja crescendo. Para não se enganar com tendências de curto prazo, ele analisa a margem de lucro ao longo de vários anos.

Quão únicos são os produtos vendidos pela empresa?

Para o magnata, as companhias que fornecem produtos ou serviços que podem ser facilmente substituídos são investimentos mais arriscados do que as que oferecem soluções singulares. “Por exemplo, o produto de uma empresa de petróleo. O petróleo não é tão único porque os consumidores podem comprá-lo de qualquer outro concorrente. No entanto, se a empresa tiver acesso a um grau de óleo mais desejável, esse pode ser um investimento que vale a pena”, detalhe a Investopedia.

Com quanto de desconto as ações estão sendo negociadas?

Ponto crucial do investimento em valor: encontrar empresas que tenham boa fundamentação, mas estejam negociando abaixo de onde poderiam, por conta de alguma circunstância. Quanto maior o desconto, maior a margem de lucratividade.

Deixe um comentário
Compartilhar

Posts recentes

Guia de profissões: conheça 87 carreiras, cursos e atuações

Depois que nós chegamos ao ensino médio, é comum que passemos a questionar qual será…

3 dias a

Quais são os desafios de aprender a liderar em tech, segundo fundadora da Cuidas

Quem gosta de tecnologia costuma dar sinais cedo. Deborah Alves, fundadora da Cuidas e ex-aluna…

3 dias a

Planejamento: 7 passos para se organizar e alcançar objetivos

Você já ouviu a frase: "Quem falha em planejar, planeja falhar"? Essa máxima não poderia…

4 dias a

Business Intelligence: o que é, para que serve e como aprender?

Business Intelligence (BI) é um conjunto de estratégias, tecnologias e ferramentas que capacitam as organizações…

1 semana a

Trabalho em equipe: 5 passos para desenvolver essa habilidade

O trabalho em equipe é uma necessidade que acompanha os profissionais desde a fase inicial…

2 semanas a

Técnica Pomodoro: saiba como gerenciar seu tempo e ser mais produtivo

Você sabia que a técnica pomodoro promete ajudar quem tem dificuldade em terminar as suas…

2 semanas a