Um Projeto: Fundação Estudar
estresse no trabalho

Como lidar com o estresse no trabalho?

Por Tatyane Mendes

Aproximadamente 70% da população brasileira sofre com estresse no trabalho. Apesar de ser uma resposta natural, deve ser controlado. Especialistas dão dicas de como lidar da melhor forma.

Você sabia que o Brasil está entre os países mais estressados do mundo?  Uma pesquisa feita pela International Stress Management Association Brasil (Isma-BR) apontou que o trabalho é o principal agente desenvolvedor de estresse e que 72% dos brasileiros estão frequentemente estressados no trabalho. Apesar de ser uma resposta natural do corpo, níveis elevados comprometem a produtividade dentro do ambiente corporativo, por isso deve ser controlado.

Professora de administração do UniCEUB e especialista em ambiente profissional e recursos humanos, Erika Gagliardi aponta que as principais causas do estresse no trabalho estão relacionadas a pressão exagerada, sobrecarga de trabalho, cobranças, mal planejamento das atividades e estar mal alocado dentro da empresa. “Mas não é necessariamente algo ruim. É algo normal que acontece como defesa do corpo”, aponta.

Contudo, Erika ressalta que existem diversos estudos que indicam que o estresse contínuo pode causar muitos malefícios, como perda de memória, demência no longo prazo, queda no sistema imunológico, exaustão física e mental e até a síndrome de burnout. “Vinte minutos de meditação por dia, por exemplo, são capazes de minimizar muito os efeitos do estresse no trabalho. Disponibilizar um tempo para soneca também é produtivo. Tem empresas que não têm nenhum lugar para que os colaboradores, depois do almoço, possam relaxar. Esse momento é muito importante para o descanso”, comenta.

 

 

Evitar procrastinar, ter um bom gerenciamento de tempo, ter adaptabilidade e estar em atenção plena são algumas atitudes que podem colaborar para que os trabalhadores lidem melhor com o estresse, explica a professora. Ela ainda analisa que, por conta da instabilidade no mercado de trabalho, é possível que os profissionais evitem dizer não e acabem se colocando em situações ruins por medo de perder o emprego, aumentando o nível de estresse.

Leia também: Essa rotina de 15 minutos vai diminuir seu estresse semanal

Master coach da SBCoaching, Liamar Fernandes ainda pontua que muitas vezes o estresse no trabalho ocorre por um erro na contratação. “Muitas empresas não investem na área de recursos humanos e nos processos seletivos e o profissional acaba sendo colocado em uma vaga que não é adequada ao perfil pessoal e ele se sente incompetente e os níveis de estresse começam a se elevar”, observa. Para lidar com a questão, a coach recomenda saber dizer não, priorizar as tarefas e o tempo, ser mais produtivo e objetivo.

As novas tecnologias também são causadoras do aumento de estresse no trabalho, segundo a coach, e as empresas devem contratar líderes que não exijam demasiadamente os colaboradores – também é importante estabelecer limites para a carga de trabalho.

“Se tiver uma demanda extraordinária em que uma vez ou outra você precise estender o horário, tudo bem. Mas fazer disso uma rotina, é sinal de que algo está errado.”

10 dicas para lidar com o estresse no trabalho, segundo a ISMA

#1 Aprenda a gerenciar seu tempo com mais eficiência
# 2 Adote um estilo de vida saudável
# 3 Conheça suas limitações e não assuma demais
#4 Descubra o que causa seu estresse
#5 Evite conflitos desnecessários
#6 Aceite as coisas que você não pode mudar
#7 Tire um tempo para relaxar e recarregar suas baterias
#8 Encontre tempo para encontrar amigos
#9 Tente ver as coisas de maneira diferente, desenvolva um estilo de pensamento positivo
#10 Evite álcool, nicotina e cafeína como mecanismos de enfrentamento

O que achou do post? Deixe um comentário ou marque seu amigo