Como fazer currículo pelo celular? Imagem foca mão de uma pessoa que entrega um currículo a uma outra. Elas estão em um escritório, mas só vemos o detalhe da troca de mãos.

No mundo atual, a maioria das nossas atividades é gerenciada pelo celular. Nele, utilizamos o banco, falamos com nossos amigos, compramos uma infinidade de itens e – por que não? – até procuramos emprego.

Uma das tarefas que têm ficado comum nessa onda é a confecção de currículos. Nos últimos cinco anos, segundo levantamento do G1 através do Google, a busca por “Como fazer currículo pelo celular” cresceu 270% no Brasil.

Mas será que é tão simples assim? Ou melhor: será que um currículo feito com smartphones pode ser tão bom quanto o feito pelos computadores comuns?

Acredite: é sim. E para ajudar nessa missão, nós separamos uma lista com 4 aplicativos que permitem a criação de currículos profissionais pelo celular.

Além disso, vamos explicar como salvar o arquivo do conteúdo em pdf e como enviar da forma correta pelo e-mail.

Confira a seguir.

4 aplicativos para fazer currículo pelo celular

#1. Word

Sim, o bom e velho Word, que você sempre usou no PC, ainda é uma das opções mais simples para fazer um currículo.

Com ele, fica difícil criar grandes obras de arte do design, mas é bem provável que você consiga escrever as principais informações sobre você e sua vida profissional no app.

Por isso, se o seu objetivo é ser simples e objetivo, o Word é com certeza a melhor opção.

Disponível em Android e IOS

#2. Documentos Google

Primo do Word, o Documentos Google pode ser um app muito útil para quem está pensando sobre como fazer currículo pelo celular.

Além da simplicidade, ele também oferece alguns templates editáveis que são mais bonitos e que já possuem as seções do currículo.

Se você quer prático mas ainda assim mostrar atenção ao design, utilize o Google Documents.

Disponível em Android e IOS

#3. Canva

O Canva não é só uma mão na roda para quem deseja fazer currículos bonitos e bem alinhados. O app, que também existe na versão para desktop, possibilita que pessoas comuns, sem habilidades de arte, criem peças lindas e chamativas.

Na versão gratuita, existe um sem fim de currículos que podem ser editados e transformados na sua melhor carta de apresentação. Com ele, é possível salvar os documentos em vários formatos e ainda ser criativo na hora de fazer o currículo.

Disponível em Android e IOS

#4. Curriculum Vitae

Agora, se você quer um app simples e dedicado unica e exclusivamente a currículos, o Curriculum Vitae é ideal para você.

Apesar de não ser de nenhuma marca conhecida, ele oferece um app gratuito e simples de usar. Você coloca os seus dados e gera um currículo da melhor forma possível.

O app ainda permite que você faça uma gestão de currículos antigos e te dá dicas para fazer currículo no celular.

Disponível em Android

Como fazer currículo pelo celular e enviar por e-mail em PDF

Como fazer currículo pelo celular e enviar por e-mail

Normalmente, as empresas pedem o envio dos currículos em formato PDF. Ou seja: em um formato não editável e mais definitivo, com cara de documento, sabe?

Para isso, garanta que você:

1. Salve o documento no formato PDF

Nos apps aqui listados, sempre há a opção de salvar o arquivo em PDF. Para isso, opte por essa opção na hora de baixar o seu documento.

O aplicativo vai te dar a opção de “baixar como” ou “salvar como” para isso. Daí é só garantir que o aplicativo vai estar salvo.

2. Não salve o documento com erros

Se você salvar o seu currículo com erros, não vai conseguir corrigir depois e vai precisar gerar um novo PDF. Por isso, antes de salvar, revise bem os seus dados e confira se não há erros de digitação.

Um currículo com erros pode pegar mal e ele vai ser a sua primeira impressão para a empresa.

8 dicas para uma comunicação eficiente trabalhando em home office

3. Anexe o documento ao e-mail de candidatura

Ao escrever o e-mail com a sua candidatura, lembre-se de anexar o seu currículo à sua mensagem. Para isso, basta que você clique no símbolo de clipe (esses de prender pastas mesmo) e você poderá escolher os arquivos que quer enviar.

Garanta que o documento em PDF esteja no seu aparelho e certifique-se de que você sabe em que pasta ele está.

A arte de escrever e-mails curtos (e por que isso importa)

Dicas para montar um currículo

Aqui no Na Prática, nós temos uma série de guias sobre currículo, que servem tanto para celulares quanto para computadores.

No principal deles, inclusive, você pode baixar até 20 modelos diferentes de currículo de forma gratuita. É só baixar e preencher com os seus dados.

Clique aqui e acesse os 20 modelos de currículo para todas as fases da carreira

Os melhores conteúdos para impulsionar seu desenvolvimento pessoal e na carreira.

Junte-se a mais de 1 milhão de jovens!
Casdastro realizado, fique ligado para os conteúdos exclusivos!
Seu cadastro não foi realizado, tente novamente!

O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo: