Decisão de carreira

O que é um bacharelado e qual a diferença para uma licenciatura

O Bacharelado é uma das principais formas de entrada no ensino superior. Além de ter suas próprias características, ele também permite uma série de carreiras em diferentes áreas de conhecimento.

Para ajudar a explicar melhor esse modelo de graduação, nós montamos esse conteúdo no qual você vai saber:

O que é bacharelado;

Quem pode fazer um bacharelado?

A diferença entre bacharelado e licenciatura;

Benefícios de se fazer um curso de bacharelado;

Confira também: Curso gratuito que auxilia a tomar uma decisão de carreira e encontrar sentido na profissão

O que é bacharelado?

O bacharelado é uma modalidade de ensino superior presente em universidades brasileiras e estrangeiras. Normalmente, os cursos possuem duração de 3 a 6 anos, dependendo das regras do Ministério da Educação (MEC), e têm como objetivo preparar profissionais para atuar em diversas áreas de interesse social em instituições públicas e privadas.

Nesse modelo, os alunos aprendem sobre a cultura profissional, fazem estágios profissionais, mergulham na teoria e na prática do trabalho e saem preparados para atuar em sua área. É preciso notar, no entanto, que somente cursos reconhecidos pelo MEC é que possuem um diploma válido em território brasileiro.

Clique aqui e consulte, no site do MEC, instituições de ensino superior credenciadas

No Brasil, os primeiros cursos dessa natureza se popularizaram a partir dos anos 1930, com o surgimento de escolas de medicina, direito, engenharia e agronomia que pretendiam criar mão de obra intelectual qualificada para os novos desafios da modernização.

Ao longo do tempo, porém, novas formações se tornaram comuns e, quase um século depois, o Brasil conta hoje com 2076 instituições de ensino superior. Nesse conjunto, 66% dos estudantes fazem parte de algum curso de bacharelado, segundo o MEC.

O que é um bacharel, então?

Um bacharel é nada mais nada menos do que a pessoas formada em um curso de bacharelado. Se você cursou direito, por exemplo, você é um bacharel em direito. Se cursou educação física, você é um bacharel em educação física. E por aí vai.

Quem pode fazer um curso de bacharelado?

Para ingressar em um curso superior de bacharelado, os interessados precisam ter concluído o ensino médio em escolas regulares e, em alguns casos, precisam passar por um processo seletivo conhecido como vestibular.

Nesse contexto, existem instituições de ensino privadas, em que o aluno paga mensalidades para poder estudar, e públicas, nas quais o aluno não paga pela educação que recebe.

No caso das privadas, no entanto, hoje em dia é possível ingressar em um curso superior com bolsa de estudos através do Programa Universidade Para Todos (Prouni).

Diferença entre bacharelado e licenciatura

Algo muito comum, e que costuma gerar dúvidas entre muitas pessoas, é a ideia de que bacharelado e licenciatura são a mesma coisa. O fato é que, na verdade, não são.

De modo geral, os cursos de bacharelado tem como foco formar profissionais para cumprir exigências técnicas e mais práticas do mercado de trabalho.

Já no caso dos cursos de licenciatura, o objetivo é formar professores para a educação básica (ensino fundamental e ensino médio).

É possível, portanto, que um mesmo curso tenha as modalidades bacharelado e licenciatura.

Exemplo:

  1. Em um curso de Química, um aluno é ensinado a trabalhar em um laboratório de uma empresa farmacêutica. Ele vai conhecer as exigências técnicas do mercado, vai saber como lidar com as ferramentas mais modernas e vai se especializar em um aspecto que mais lhe chame a atenção. Nesse caso, estamos falando de um curso de bacharelado.
  2. Em um outro curso de Química, uma aluna é ensinada sobre todos os princípios da ciência tratada anteriormente, mas, nesse caminho, ela irá aprender a agrupar esses conhecimentos de modo que ela seja capaz de, no futuro, ensinar alunos dos níveis básicos sobre os princípios da química.

Consegue reparar a diferença? No caso da licenciatura, há uma preocupação pedagógica com o aprendizado e não somente prática.

Por que fazer um bacharelado?

Pode haver dúvidas, entre quem ainda está se decidindo, sobre fazer ou não um curso de bacharelado. Para ajudar nessa decisão, trazemos alguns pontos:

Mercado exigente

Logo de cara, algo precisa ficar claro: a maioria das empresas, hoje em dia, exige que seus profissionais tenham nível superior e um curso de bacharelado para ocupar cargos. Trata-se de uma garantia, que todos têm, de que o profissional possui um nível mais profundo de conhecimento sobre sua área de conhecimento.

Oportunidades em tempos de crise

Além disso, em momentos de crise, é comum que pessoas com bacharelado acabem ocupando vagas de pessoas sem nível superior – já que as empresas optam por quem tem um nível maior de escolaridade.

O desemprego, portanto, costuma ser maior entre aqueles sem diploma de bacharelado. Em 2021, o desemprego entre pessoas com nível superior completo foi de 6,9% em março e o desemprego entre pessoas com ensino médio incompleto foi de 23,7% no mesmo período, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Maiores salários

Outro fator importante nessa conta é notar que bacharéis costumam receber mais, em média, quando seus salários são comparados a pessoas sem diploma superior. Uma pesquisa da OCDE, por exemplo, mostra que o salário de pessoas com nível superior recebem, em médias, duas vezes mais do que pessoas que estudaram até o ensino médio.

Qual é formato das aulas em um curso de bacharelado?

Um curso de bacharelado costuma ser mais prático do que um curso de licenciatura. Por isso, é fundamental que, seja lá qual for o formato do curso, os alunos possam treinar o exercício de suas funções em algum momento.

Ainda assim, em um bacharelado é possível estudar de forma:

Presencial

Nesse formato, todas as aulas, teóricas ou não, acontecem na universidade. Esse é o modelo mais comum e é com ele que a maioria dos alunos estão acostumados (desde a época de escola).

À distância

Com a popularização do acesso à internet, é natural que as pessoas passem mais tempo online, seja para se divertir, para trabalhar e, é claro, para estudar. Por isso, modelos mais atuais de cursos de bacharelado têm apostado em aulas 100% à distância.

Semipresencial ou híbrido

Aqui, os cursos de bacharelado aproveitam o melhor dos modelos in loco e à distância. Em aulas mais teóricas, os alunos ficam em casa e assistem tudo pelo computador ou pelo celular. E, em aulas mais práticas, eles vão a campo ou para laboratórios.

Como ingressar em um curso de bacharelado?

No Brasil, há quatros maneiras de se fazer um curso de bacharelado:

#1. Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) acontece desde 1989 no Brasil. Trata-se de uma prova, composta por questões de todas as áreas do conhecimento, que visa aferir o desempenho do ensino brasileiro ao longo do tempo.

Desde 2009, os estudantes que fazem ENEM podem usar suas notas para se inscrever em universidades de ensino superior através do Programa Universidade Para Todos (PROUNI) e do Sistema de Seleção Unificada (SISU).

Em relação ao PROUNI, o estudante concorre a bolsas em universidades particulares, custeados pelo Estado, e podem estudar sem custos nessas instituições. Já no caso do SISU, os estudantes utilizam as notas para se inscrever em vagas de universidades públicas.

#2. Vestibular

Em alguns casos, universidades públicas e particulares realizam vestibulares próprios, a despeito do ENEM, para escolher seus alunos ou fornecer bolsas de estudo. Ainda que este modelo esteja ficando cada vez mais raro, ele ainda é comum, principalmente em instituições públicas de âmbito estadual.

Nesse modelo, os candidatos realizam provas conduzidas pelas próprias universidades, com questões também relacionadas ao ensino médio, e os melhores colocados de cada curso ganham as vagas.

Clique aqui e acesse a lista de universidades públicas brasileiras que não aderem ao ENEM

#3. Financiamento Estudantil

Outra forma de ingresso em cursos de bacharelado no Brasil é o financiamento estudantil. Nele, os alunos formalizam um acordo com algum credor, público ou privado, e pode estudar sem custos até o fim da graduação. Após a obtenção do diploma, no entanto, o aluno precisa pagar os custos de sua formação.

Existem diversos tipos de financiamento estudantil, dentre eles o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies), do governo federal, que permitem ao beneficiário pagar seus estudos pós diploma e via boleto mensal.

#4. Particular

Vencidas as maneiras de se conseguir uma faculdade sem custos, ou com custos reduzidos, é possível realizar cursos de bacharelado em instituições privadas. Nesses casos, o aluno fecha um contrato com a universidade que deseja e paga parcelar mensais que garantem a continuidade dos seus estudos.

Universidades como PUC, Mackenzie e FGV são instituições de prestígio particulares no Brasil e que oferecem cursos em diferentes áreas do conhecimento.

Deixe um comentário
Compartilhar

Posts recentes

Guia de profissões: conheça 87 carreiras, cursos e atuações

Depois que nós chegamos ao ensino médio, é comum que passemos a questionar qual será…

4 horas a

Quais são os desafios de aprender a liderar em tech, segundo fundadora da Cuidas

Quem gosta de tecnologia costuma dar sinais cedo. Deborah Alves, fundadora da Cuidas e ex-aluna…

20 horas a

Planejamento: 7 passos para se organizar e alcançar objetivos

Você já ouviu a frase: "Quem falha em planejar, planeja falhar"? Essa máxima não poderia…

23 horas a

Business Intelligence: o que é, para que serve e como aprender?

Business Intelligence (BI) é um conjunto de estratégias, tecnologias e ferramentas que capacitam as organizações…

1 semana a

Trabalho em equipe: 5 passos para desenvolver essa habilidade

O trabalho em equipe é uma necessidade que acompanha os profissionais desde a fase inicial…

2 semanas a

Técnica Pomodoro: saiba como gerenciar seu tempo e ser mais produtivo

Você sabia que a técnica pomodoro promete ajudar quem tem dificuldade em terminar as suas…

2 semanas a