Processo seletivo da ONU para trabalhar no Secretariado
Secretariado da ONU

A ONU abriu processo seletivo mundial de recrutamento de talentos. O Young Professionals Program (YPP) é uma iniciativa anual, que promove a seleção e o desenvolvimento de jovens altamente qualificados. Os selecionados ocuparão cargos de funcionários públicos internacionais no órgão administrativo Secretariado. É possível se inscrever até o dia 9 de agosto.

Em 2018, são três setores com vagas disponíveis: Legal Affairs (“assuntos legais”), Social Affairs (“assuntos sociais”) e Statistics (“estatísticas”). As posições são para trabalhar nas cidades de Nova York, Addis Ababa, Bangkok, Beirut, Geneva, Nairobi, Santiago e Vienna.

Quem pode participar

Para participar do processo seletivo da ONU, é necessário ter, ao menos, um diploma universitário relevante para a área a qual vai se candidatar, ser fluente em inglês ou francês e ter menos de 32 anos. As vagas são iniciais e, por isso, não é preciso ter experiência de trabalho.

No setor de Legal Affairs, os campos de estudo aceitos são ligados ao Direito. Em Social Affairs, ao Direito e às Ciências Sociais e Comportamentais e, para Statistics, o profissional precisa ter estudado disciplinas ligadas à Matemática e Estatística, ou às Ciências Sociais e Comportamentais. As áreas em específico estão detalhadas na descrição de cada vaga.

Como se inscrever no processo seletivo da ONU YPP

O processo seletivo da ONU inclui três etapas. Primeiro, envio de applications online pelo site de carreiras. A partir da primeira fase, os selecionados realizam uma prova escrita, também online, em duas partes. 

Uma delas que avalia habilidades de escrita e redação em um contexto de assuntos internacionais – General Paper. A segunda é o Specialized Paper: análise de conhecimentos e habilidades relacionados às responsabilidades listadas na vaga.

Por fim, os candidatos bem-sucedidos no exame escrito serão convidados para a última etapa, um exame oral, a ser conduzido por vídeoconferência online. O exame oral avaliará as principais competências para o trabalho. Antes, durante ou após o exame oral, o profissional passará por uma verificação das respostas dadas no Specialized Paper e na application.

Atenção: cada pessoa só pode se candidatar a uma vaga. Quem passar no processo seletivo da ONU YPP entrará para uma lista de candidatos elegíveis para vagas específicas que podem surgir ao longo de um período de três anos. 

Confira mais informações e inscreva-se para a posição de Associate Statician, aqui; de Associate Social Affairs Officer, aqui; e de Associate Legal officer, aqui.

Os melhores conteúdos para impulsionar seu desenvolvimento pessoal e na carreira.

Junte-se a mais de 1 milhão de jovens!
Casdastro realizado, fique ligado para os conteúdos exclusivos!
Seu cadastro não foi realizado, tente novamente!

O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo: