A FALCONI, uma das mais respeitadas e maior consultoria de gestão do país, está com inscrições abertas para os programas de estágio e Jovem Consultor. Fundada pelo Professor Vicente Falconi, referência em eficiência e gestão (foi ele que trouxe para o Brasil o conceito da Qualidade Total), a empresa atua há mais de trinta anos nesse mercado, com clientes tanto na área pública como no setor privado.

Os interessados podem se inscrever por aqui até o dia 24 de abril, e começam a trabalhar no segundo semestre deste ano. As oportunidades são para as cidades de São Paulo (apenas no programa Jovem Consultor), Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre. 

Para o Jovem Consultor, os inscritos devem ter até dois anos e meio de formados ou estar no último ano da graduação dos seguintes cursos: Administração, Ciências Atuariais, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Ciências Sociais/Políticas, Comércio Exterior, Direito, Gestão de Políticas Públicas, Engenharias, Estatística, Matemática, Sistemas de Informação e Relações Internacionais. Já para o programa de estágio, os interessados devem estar cursando um dos quatro últimos semestres da graduação dos mesmos cursos. Em ambos é necessário que os interessados tenham inglês avançado.

Para falar sobre a oportunidade de atuar nos projetos de uma das consultorias mais desejadas pelos jovens, o portal My Trainee convidou Matheus Accioly, profissional recrutado pela empresa na edição de 2013 do programa. Confira, na entrevista abaixo, o que mais surpreendeu Matheus no programa:

O que te atraiu no programa Jovens Consultores?

Sempre fui motivado por assumir grandes desafios e responsabilidades. Procurava uma oportunidade em uma empresa com um plano de carreira rápido e estruturado, e decidi buscar uma vaga de trainee. No entanto, nunca fui muito interessado em criar raízes em uma única área, com uma mesma rotina de trabalho. Foi então que encontrei o programa Jovens Consultores da FALCONI.

Já conhecia o Prof. Vicente Falconi por meio de suas publicações, mas ainda não conhecia a consultoria que ele havia construído. Procurei saber mais sobre a empresa e o programa e acabei me identificando com a proposta.

Assista ao bate-papo do Na Prática com o Prof. Vicente Falconi

O que mais te surpreendeu depois da aprovação? Quais os diferenciais do programa?

Quando fui aprovado no Jovens Consultores 2013, fiquei surpreso com a estrutura de suporte aos consultores e projetos que a FALCONI possui. O programa oferece treinamentos sobre os conhecimentos e habilidades necessárias para a atuação do consultor. Além disso, ao longo dos projetos todos os profissionais recebem feedbacks periódicos baseados nas competências esperadas pela empresa. O plano de carreira está diretamente associado à meritocracia, um dos principais valores da FALCONI.

Fale um pouco sobre a sua rotina de trabalho na empresa.

Um dos grandes diferenciais do jovem consultor é justamente não possuir uma rotina de trabalho. Cada projeto tem seus objetivos, escopos e atividades específicas. A função de todos os projetos é a mesma: alcançar resultados a partir da implantação do método de gestão. Atuamos diretamente no cliente, em diferentes níveis (estratégico, tático e operacional), identificando oportunidades e auxiliando nas análises e tomada de decisões para a melhoria dos resultados.

Quais as características que você considera fundamentais para aproveitar todas as oportunidades na FALCONI durante o programa?

Para aproveitar o programa, é preciso saber trabalhar em equipe, com diferentes perfis de pessoas, e buscar antecipar necessidades. Ter proatividade. Também precisa ter visão crítica, interesse em assumir responsabilidades, atitude de dono e vontade de aprender.

Leia também: O começo de carreira em consultoria como estagiário

Você é capaz de apontar uma mudança significativa depois de ter participado do programa?

Após pouco mais de um ano e meio, vejo que tenho uma análise crítica mais desenvolvida, maior capacidade de absorção de conhecimento em pouco tempo, facilidade para me adaptar a diferentes ambientes e mais clareza e objetividade na comunicação.

Como foi a sua preparação para o processo seletivo? Qual etapa considerou a mais difícil?

Acredito que os processos seletivos de trainee são formas de recrutar as melhores pessoas, com perfil adequado à empresa. Ao me inscrever no programa fiz uma autoavaliação: Quem sou? O que desejo? Quais os meus valores? Em seguida, busquei mais informações sobre a empresa: Quem é a FALCONI? Como atua? Quais são seus valores?

Acredito que todas as etapas têm seus níveis de dificuldade e habilidades diferentes que devem ser demonstradas, como capacidade de trabalho em equipe, conhecimento sobre si mesmo, etc.

Quais as suas dicas aos potenciais candidatos que pretendem fazer parte do time de jovens consultores da FALCONI?

A primeira dica é que conheçam a si mesmos. Durante o processo, a empresa buscará saber quem vocês são e isso não deve deixá-los nervosos. Em seguida, procurem mais informações sobre a FALCONI, principalmente sobre seus valores. A base da companhia, durante o dia a dia de trabalho, são os valores. Por fim, seja sincero. Cada empresa busca um perfil diferente de trainee. Não tente ser aquele perfil que você acha que a empresa está procurando. Seja você mesmo.

Os programas de Estágio e Jovens Consultores recebem inscrições até o dia 24 de abril, por aqui. 31

Os melhores conteúdos para impulsionar seu desenvolvimento pessoal e na carreira.

Junte-se a mais de 1 milhão de jovens!
Casdastro realizado, fique ligado para os conteúdos exclusivos!
Seu cadastro não foi realizado, tente novamente!

O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo: