Desde 1991, todas as empresas com mais de 100 funcionários devem incluir pessoas com deficiência (PCDs) em seus quadros – em diferentes proporções, de acordo com o número de empregados que possuem. Embora direito garantido por lei (8213/91), segundo levantamento de 2016 da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), as PCDs empregadas representam apenas cerca de 1% dos vínculos empregatícios do país.

A lei também não discorre sobre as circunstâncias das oportunidades destinadas às PCDs, o que deixa margem para que as empresas as aloquem de forma livre. Assim, muitas não dispõe de oportunidades atrativas de carreiras para esse público.

Nesse contexto, e para marcar o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, o Na Prática fez uma seleção de vagas para PCDs abertas atualmente. Algumas são posições pontuais, outras são bancos de talentos que aceitam currículos anualmente. Nem de longe é o suficiente, mas esperamos incentivar a todos que busquem a carreira dos sonhos – e às empresas, que selecionem levando em conta diversidades.

Para as organizações, não basta incluir PCDs, mas também garantir respeito, equidade e condições adequadas de trabalho. Aqui, você encontra 7 práticas para respeitar PCDs no ambiente de trabalho e aqui, os maiores erros das empresas nesse processo.

Vagas para PCDs (e bancos de talentos abertos)

Amaro

A empresa de moda tem um banco de talentos aberto permanentemente em seu site de recrutamento. Pelo Lever.co.

Andrade Maia Advogados

Escritório de advocacia busca PCD para atuar como assistente administrativo em Porto Alegre. Pelo site do Andrade Maia Advogados.

Cargill

Empresa multinacional de produção e processamento de alimentos, a Cargill também tem um banco de talentos para PCDs – destinado para todas as áreas, funções e níveis com possibilidades de vagas em todos estados brasileiros. Pelo LinkedIn.

Cervejaria Ambev

Banco de talentos para PCDs da Cervejaria Ambev para o Centro de Distribuição de Petrópolis, no Rio de Janeiro. Pelo LinkedIn.

Crefisa

A Crefista tem inscrições abertas para banco de talentos destinado para todas as áreas e com possibilidades de vagas em todas os estados brasileiros. Pelo LinkedIn.

Danone

A Danone está com vaga para Analista Jr. de Customer Service em São Paulo. A oportunidade é para PCDs. Pelo site da Danone.

Ericsson

A Ericsson está buscando profissionais PCD da área de Comunicação para duas vagas em São Paulo: Especialista de Comunicação & Midias Sociais e Analista de Comunicação e Mídias Sociais SR. Pelo LinkedIn.

Grupo Boticário

O Grupo Boticário tem oportunidade de consultor de vendas em Belo Horizonte especificamente abertas para PCDs. Pelo site de carreiras do Grupo Boticário.

Grupo Malwee

Todas as vagas do Grupo Malwee estão abertas para a candidatura de pessoas com deficiência (PCD). E, se não encontrar uma de interesse, pode se inscrever para o banco de talentos específico. Pelo site do Grupo Malwee.

Netshoes

Oportunidade efetiva de administrador em São Paulo para profissionais que tenham, ao menos, o ensino médio completo. Pelo site Deficiente Online.

Quero Educação

Startup de educação, a empresa destaca que qualquer vaga que tenha pode ser para uma PCD. Por isso, ao se inscrever no link destinado a esse público, é preciso descrever área e posição de interesse. Pelo Glassdoor.

Rock Content

A startup de marketing de conteúdo Rock Content aceita inscrições de PCDs para seu banco de talentos. De acordo com a empresa, os currículos cadastrados passam por um ciclo de revisão contínuo. Pelo Neuvoo.

Sem Parar

Segundo a empresa, todas as suas vagas também são destinadas a pessoas com deficiência. Mas, se você não encontrou uma oportunidade de seu interesse, pode deixar o currículo no banco de talentos. Pelo LinkedIn.

Ternium

Todas as vagas da Ternium, companhia siderúrgica, também podem ser ocupadas por PCDs, de acordo com seu grau de escolaridade e requisitos das oportunidades abertas. Pelo Vagas.com.

Os melhores conteúdos para impulsionar seu desenvolvimento pessoal e na carreira.

Junte-se a mais de 1 milhão de jovens!
Casdastro realizado, fique ligado para os conteúdos exclusivos!
Seu cadastro não foi realizado, tente novamente!

O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo: