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Mulher trabalhando com um laptop de pernas cruzadas na cama

Home office: entenda como manter o foco trabalhando de casa

Por Redação, do Na Prática

Estabelecer horários de trabalho, estruturar bem seu dia e definir limites para interagir com outros estão entre as dicas dessa coach de carreira

No papel, está tudo ótimo: você não precisa sair de casa usando uma roupa desconfortável, gastar dinheiro no almoço, se preocupar com o trânsito ou gastar seu tempo com conversas que distraem. Mas trabalhar de casa, o chamado trabalho home office, também tem seus pontos negativos.

Pode ser mais fácil procrastinar e perder o foco se você está trabalhando do sofá com a TV ligada ou passeando pelo seu feed do Instagram, por exemplo, ou se de repente lembra que precisa comprar leite.

Ou seja, o home office, uma modalidade cada vez mais popular no mercado, também exige disciplina.


Em um artigo para a Harvard Business Review, a coach Elizabeth Grace Saunders, que tem mais de uma década de experiência trabalhando de casa, oferece algumas dicas para tornar essa experiência mais agradável e produtiva.

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Como para manter o foco em trabalho home office

Dica 1: Estabeleça um horário de trabalho

Não é só porque você pode começar a qualquer hora que deva começar a qualquer hora: isso torna a linha que separa seu tempo pessoal do profissional ainda mais difícil de enxergar.

“Eu me perguntava: se eu estivesse em um escritório, faria essa tarefa durante o dia? Se a resposta fosse não, sabia que precisava fazer essa atividade antes ou depois do horário de trabalho”, escreve.

Lembre-se que cada um é diferente, então se para você uma ida ao museu ou um café à tarde com um amigo não atrapalham seu rendimento, não precisa ir ao extremo de se manter 100% focado dentro de uma dada faixa de horário.

O importante é entender quais são os obstáculos para sua produtividade e então estabelecer quais deles você não vai fazer durante o tempo de trabalho.

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Dica 2: Estruture seu dia

Quando você chega num escritório, é fácil imitar o que os outros estão fazendo e começar logo a trabalhar. Se seu escritório é sua casa, é útil ter um guia.

“Maximize a eficácia de seu tempo em casa ao estruturá-lo como um dia típico de trabalho”, sugere Saunders.

Isso pode se dar de diversas maneiras, de reservar blocos de tempo para reuniões, ligações, determinadas tarefas ou pensamento criativo a blecautes de e-mail, aqueles períodos em que você está proibido de se distrair.

Outra dica é fazer uma lista das tarefas do dia – se fizer na noite anterior, melhor ainda – e encaixá-las dentro de certos períodos de tempo. Assim, você garante que não está esquecendo de nada importante.

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Dica 3: Estabeleça limites com os outros

Só porque você está em casa não significa que está de folga ou disponível para conversar, e seus amigos e familiares precisam saber disso.

“Se você estabelece expectativas e se atém a elas – por exemplo, realmente parar de trabalhar às 17h –, as pessoas entendem seus limites ao invés de assumirem que você está disponível”, escreve a coach.

Ter um espaço específico para trabalhar de casa, como escritório ou quarto em que é possível fechar a porta, também ajudam nessa divisão.

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