Legisla Brasil é uma organização suprapartidária, sem fins lucrativos, que busca facilitar o acesso de jovens à política. A fim de, não só potencializar a entrada de quem busca ingressar no ramo, como oxigenar a política brasileira com novos talentos.
Com objetivo de formar uma turma de pessoas engajadas, a Legisla Brasil está com seu processo seletivo aberto. As inscrições podem ser realizadas até dia 2 de setembro, pelo formulário online.
Em questão, duas posições diferentes (remuneradas): estagiário, para trabalhar junto a um parlamentar da vereança da Região Metropolitana de São Paulo, ou assessor, de vereador, deputado estadual, federal, ou senador dos mais diversos municípios e estados brasileiros.
Leia também: Como este movimento criado por jovens brasileiros pretende renovar a política no Brasil
Além da possibilidade de incrementar sua rede de contatos e dos aprendizados diários, em ambos os programas há formação prevista (janeiro de 2019) – em palestras, workshops, webinars, dentre outro formatos – de forma a contribuir com o desenvolvimento dos participantes.
Nos treinamentos, os três pilares fundamentais a serem tratados são: conhecimento sobre governo e estrutura legislativa, competências e habilidades socioemocionais, habilidades técnicas e ferramentais.
Perfil e elegibilidade
Para o programa de estágio da Legisla Brasil, a organização caracteriza o perfil como transformador, com propósito de mudar processos políticos do país, flexíveis e com foco na resolução de problemas, agentes de mudanças e, por fim, com determinação e resiliência para lidar com contextos rígidos.
Universitários de todos os cursos são aceitos, contanto que tenham formação prevista a partir de dezembro de 2019 e disponibilidade para morar em São Paulo ou na Região Metropolitana de São Paulo.
Entre os assessores, é indicado ter os mesmo perfil que os estagiários e ainda ser orientado por resultados e disposto a assumir riscos. Como requisitos: conclusão do ensino superior entre dezembro de 2014 e dezembro de 2018 e possibilidade de mobilidade regional.
Processo seletivo Legisla Brasil
A seleção se dá em quatro etapas para assessor e em três para estagiários. Primeiro, as inscrições online, que podem ser realizadas até 2 de setembro e incluem cadastro, informações socioeconômicas, sobre carreira e motivação, além do upload de um vídeo e currículo e preenchimento de testes.
Na segunda fase, que vai até o final de setembro, os jovens passam por uma entrevista de competências online. No processo para assessor, os participantes contam com uma entrevista de caso. Por fim, os selecionados – para ambos as seleções – serão entrevistados por um legislador. Confira mais informações sobre os programas e processo seletivo da Legisla Brasil aqui.
O que achou do post? Deixe um comentário ou marque seu amigo