Um Projeto: Fundação Estudar
mulher ouvindo podcasts para aprender idiomas

Os melhores podcasts para aprender cinco idiomas

Por Priscila Bellini do Estudar Fora

Para quem deseja sair do intermediário e ganhar fluência, ferramentas para treinar o listening são uma ótima pedida.

Ganhar fluência em um idioma pode parecer um desafio tremendo. Em uma análise rápida, as habilidades necessárias são muitas, para conseguir se expressar e entender plenamente uma língua. Ler textos, falar de maneira clara, escrever sem tantos tropeços gramaticais e, claro, escutar bem. Para dar conta disso, uma saída é recorrer aos podcasts para aprender idiomas variados.

Isso porque o listening, parte essencial do aprendizado de qualquer idioma, exige prática. Para garantir a experiência escutando diferentes sotaques, não faltam caminhos. Interagir com falantes nativos com frequência, por exemplo, é uma opção, assim como ouvir músicas e assistir a filmes e séries no idioma.

Outro formato acessível vem dos podcasts, programas de rádio disponíveis online e que podem ser escutados sob demanda. Em outras palavras, com vários episódios e temas listados, à disposição para quando o ouvinte tiver interesse.

Listamos podcasts para aprender idiomas que abarcam vários níveis de proficiência, em cinco idiomas. Outra dica para quem deseja mergulhar nesse mundo de conteúdo sob demanda é procurar por podcasts temáticos. Se o aluno se interessa por tecnologia, por exemplo, pode ouvir sobre o assunto no idioma que deseja praticar.

Confira abaixo a nossa seleção dos melhores podcasts para aprender idiomas:

Podcasts para aprender inglês

ESL Podcast ensina vocabulário voltado às mais diversas situações, sempre focado naqueles que estão aprendendo o Inglês como uma segunda língua. Tudo falado de maneira mais lenta e com vários exemplos. Dá para aprender como “pedir esclarecimentos em uma reunião de negócios”, ou explorar o vocabulário necessário para “fazer compras no supermercado”.  Para acessar o conteúdo completo, é preciso desembolsar 15 dólares ao mês.

Já os podcasts da NPR (National Public Radio, dos Estados Unidos) são elogiados por falantes nativos e estudantes de inglês. E há temáticas para todos os gostos. Se o estudante quer saber mais sobre cinema, literatura e filosofia, talvez uma boa pedida seja o Fresh Air, comandado por Terry Gross. As entrevistas com Meryl Streep e outros nomes de peso valem cada segundo — e ainda ajudam a ganhar prática no idioma.

Outro podcast que atraiu ouvintes do mundo todo é o podcast Serial. São duas temporadas, contando histórias não-ficcionais, divididas em 12 episódios cada. Na primeira edição, os produtores se debruçaram sobre a morte da estudante Hae Min Lee — e a produção viralizou desde então, em 2014. Para ter uma ideia, o sucesso foi tanto que um dos episódios, isoladamente, chegou a 80 milhões de acessos.

Leia também: Os idiomas mais exigidos pelo mercado de trabalho no Brasil

Podcasts para aprender francês

Quem quer se aventurar pelo idioma francês pode contar com podcasts que ajudam até no nível básico. Um dos exemplos é o Daily French Pod, baseado em situações do dia a dia. Cada história vem acompanhada de explicações sobre gramática, para explicar melhor cada aspecto gramatical ao ouvinte.

Se o objetivo é ouvir um falante nativo, outra opção é o One Thing in a French Day, publicado três vezes por semana. São situações comuns, como a ida a uma chocolateria ou a um parque, que rendem muito para quem já está no nível intermediário ou avançado.

Podcasts para aprender espanhol

O idioma é um parente próximo – mesmo geograficamente – do nosso português, e também exige prática. Para sair do intermediário, treinar a audição para os diferentes sotaques do espanhol faz a diferença. Por isso, vale investir em podcasts para aprender idiomas como o Se habla español, produzido pelo jornalista Felipe Galán Camacho, que elenca áudios de falantes famosos do idioma de todo o mundo. É possível ouvir os comentários de Pedro Almodóvar sobre sua carreira no cinema, por exemplo, e também contar com as transcrições.

Se a ideia é ouvir diariamente um pouquinho de espanhol, o Hoy Hablamos pode ser uma boa pedida. Nos programas que vão de segunda a sexta-feira, e duram por volta de dez minutos, são discutidos temas como vida extraterrestre e cultura pop, como a série Game of Thrones. Também é possível ler a transcrição completa de cada episódio, sem pagar nada.

Podcasts para aprender italiano

Se o assunto é italiano, também não faltam opções para praticar o idioma. Além do tradicional cinema italiano, vale apostar em outros formatos para treinar o ouvido — entre eles, os podcasts. Para começar, o News in Slow Italian (programa disponível também em outros idiomas) oferece uma saída a quem deseja aumentar o vocabulário sobre atualidades, mas não consegue acompanhar um noticiário regular.

Se o interesse é trabalhar temas mais específicos, como música, talvez o podcast Brasil seja interessante. O programa foi ao ar de 2001 a 2017, e tem disponíveis episódios sobre música e cultura brasileira, falados em bom e velho italiano.

Podcasts para aprender alemão

À primeira vista, o idioma pode parecer um bicho de sete cabeças. Para facilitar o aprendizado de alemão, o estudante pode recorrer ao Slow German, que disponibiliza episódios variados na língua germânica. Entre os temas, estão o hino alemão, pontos turísticos no país e festivais típicos — sempre explicados em ritmo mais tranquilo. Já o Coffee Break German, disponível em versões gratuitas pelo iTunes, discute lições básicas, aspectos de gramática e oferece diálogos simples no idioma.

 

* Esta matéria foi originalmente publicada pelo Estudar Fora, portal de estudos no exterior da Fundação Estudar


O que achou do post? Deixe um comentário ou marque seu amigo