O começo em um emprego novo pode não ser a experiência mais fácil para muitos. Conhecer as pessoas e o ambiente de trabalho, assim como protocolos, responsabilidades e atividades de uma vez é, de fato, um desafio. Acrescenta-se à equação o desejo de causar boa impressão e ele fica ainda maior.
Entender pontos-chave sobre sua atuação de início mostra interesse e esclarece dúvidas que possivelmente surgiriam. O Na Prática destaca cinco perguntas para fazer no primeiro dia no novo emprego, a fim de entender questões importantes, construir a base para bons relacionamentos e ter uma trajetória de destaque desde o início.
Saber sobre a cultura da organização deve ser parte da preparação para o processo seletivo, já que não só os recrutadores perguntam sobre, como fica mais fácil mostrar ter fit cultural
. No entanto, o que é mostrado nem sempre é o que acontece no cotidiano. Conversar com seus colegas pode oferecer insights sobre as práticas da companhia, que você só teria posteriormente.Aqui, a segunda das perguntas para fazer, tem objetivo de fomentar uma compreensão clara das prioridades e cronogramas da equipe, além de próprias prioridades. Isso também incentiva que seu líder defina concretamente sua função.
Essa pergunta é direcionada ao seu líder direto. Faça-a para entender que tipo de processo, rotina e tarefas você deve tentar dominar no primeiro mês no novo emprego. Alguns são mais complexos e o líder espera que demorem mais tempo para serem aprendidas. Outras são prioridade e identificar quais é o ideal.
Perguntar isso para um de seus pares faz com que você tenha mais clareza sobre o que esperar. Assim, pode direcionar esforços para ajudar na resolução do maior obstáculo.
Por fim, entre as perguntas para fazer no primeiro dia, ataque os processos ineficientes. Ser um “novo par de olhos” no local pode te ajudar a contribuir para melhorá-los. Aproveite a rotina mais leve que você tem no início de um novo trabalho para pensar em melhorias para implementar – no momento ou gradualmente, durante as primeiras semanas.
Depois que nós chegamos ao ensino médio, é comum que passemos a questionar qual será…
Quem gosta de tecnologia costuma dar sinais cedo. Deborah Alves, fundadora da Cuidas e ex-aluna…
Você já ouviu a frase: "Quem falha em planejar, planeja falhar"? Essa máxima não poderia…
Business Intelligence (BI) é um conjunto de estratégias, tecnologias e ferramentas que capacitam as organizações…
O trabalho em equipe é uma necessidade que acompanha os profissionais desde a fase inicial…
Você sabia que a técnica pomodoro promete ajudar quem tem dificuldade em terminar as suas…
Deixe um comentário