perguntas para fazer no primeiro dia de emprego

O começo em um emprego novo pode não ser a experiência mais fácil para muitos. Conhecer as pessoas e o ambiente de trabalho, assim como protocolos, responsabilidades e atividades de uma vez é, de fato, um desafio. Acrescenta-se à equação o desejo de causar boa impressão e ele fica ainda maior.

Entender pontos-chave sobre sua atuação de início mostra interesse e esclarece dúvidas que possivelmente surgiriam. O Na Prática destaca cinco perguntas para fazer no primeiro dia no novo emprego, a fim de entender questões importantes, construir a base para bons relacionamentos e ter uma trajetória de destaque desde o início.

Como pedir e utilizar feedback? Baixe um template gratuito!

5 perguntas para fazer no primeiro dia de trabalho

#1 O que eu preciso saber sobre a política e a cultura da organização?

Saber sobre a cultura da organização deve ser parte da preparação para o processo seletivo, já que não só os recrutadores perguntam sobre, como fica mais fácil mostrar ter fit cultural. No entanto, o que é mostrado nem sempre é o que acontece no cotidiano. Conversar com seus colegas pode oferecer insights sobre as práticas da companhia, que você só teria posteriormente.

#2 Qual é o projeto prioritário em que trabalharei?

Aqui, a segunda das perguntas para fazer, tem objetivo de fomentar uma compreensão clara das prioridades e cronogramas da equipe, além de próprias prioridades. Isso também incentiva que seu líder defina concretamente sua função.

#3 Quais são as dez coisas que você gostaria que eu realizasse no primeiro mês de trabalho?

Essa pergunta é direcionada ao seu líder direto. Faça-a para entender que tipo de processo, rotina e tarefas você deve tentar dominar no primeiro mês no novo emprego. Alguns são mais complexos e o líder espera que demorem mais tempo para serem aprendidas. Outras são prioridade e identificar quais é o ideal.

#4 Qual é o principal desafio da área atualmente?

Perguntar isso para um de seus pares faz com que você tenha mais clareza sobre o que esperar. Assim, pode direcionar esforços para ajudar na resolução do maior obstáculo.

#5 Que processos poderiam ser melhores?

Por fim, entre as perguntas para fazer no primeiro dia, ataque os processos ineficientes. Ser um “novo par de olhos” no local pode te ajudar a contribuir para melhorá-los. Aproveite a rotina mais leve que você tem no início de um novo trabalho para pensar em melhorias para implementar – no momento ou gradualmente, durante as primeiras semanas.

Os melhores conteúdos para impulsionar seu desenvolvimento pessoal e na carreira.

Junte-se a mais de 1 milhão de jovens!
Casdastro realizado, fique ligado para os conteúdos exclusivos!
Seu cadastro não foi realizado, tente novamente!

O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo: