Um Projeto: Fundação Estudar
Aplicativos

Aplicativos, ferramentas e leituras para quem quer empreender (ou ser mais produtivo)

Por Rafael Carvalho

O empreendedor e designer Fabio Issao indica as tecnologias e leituras que ajudam o empreendedor a orgnizar suas atividades e ser mais eficiente

Aos 35 anos, o empreendedor Fabio Issao já fundou três estúdios de design. Focado em Branding e Design da Informação, ele desenvolveu projetos para organizações globais e locais como diretor de design estratégico da Mandalah – consultoria de inovação consciente, que ajuda empresas e negócios a pensar além do lucro. Hoje é designer estratégico no Projeto LabEducação, uma iniciativa que busca aplicar inovações de impacto social positivo ao sistema educacional brasileiro, e sócio no projeto Hackademia, um simpósio voltado para pais e pessoas interessadas no futuro da educação.

Fabio também é um dos jovens empreendedores brasileiros que mais tem usado a tecnologia e a colaboração como pilares para a construção de novos negócios. Aqui, ele sugere as principais ferramentas e aplicativos que utiliza para aumentar sua produtividade – e a das suas empresas –, bem como leituras que todo empreendedor deve ter em seu radar.

Ferramentas

O Podio é uma ferramenta indispensável para o gerenciamento de projetos complexos, pois permite a criação de apps customizados dentro da plataforma e a integração com ferramentas complementares, como Evernote, GoogleApps, DropBox e Smartsheet, além de poder ser utilizado tanto em navegadores como em plataformas mobile. Utilizamos o Podio no LabEducação para organização e administração inteligente de conteúdos, pesquisas, projetos, tarefas, fornecedores e para a comunicação interna do time.

Apps de produtividade

Uso diariamente o Trello para organizar ideias e planejar projetos, a dupla Flipboard e Pocket, como repositórios de links e inspirações. Também uso o Copy, similiar ao DropBox, para armazenamento na nuvem. Além desses, uso o Zapier e o IFTTT para otimizar a integração entre os conteúdos desses apps.

Leia também: Sete dicas do fundador do PayPal para inovar nos negócios

Sites

Gosto dos portais da FastCompany, Wired e PSFK, que considero os mais relevantes no quesito atualização sobre o mundo dos negócios e da inovação. Em complemento a notícias, leio diariamente o Brain Pickings e o Medium, que trazem reflexões mais aprofundadas em formato de ensaios sobre questões mais atemporais.

Livros

Para quem quer se aprofundar em transformações sistêmicas, a obra Liderar a Partir do Futuro que Emerge, de Otto Scharmer, traduz a visão da Teoria U dentro de sistemas complexos e inspira a ver o mundo sob perspectivas ampliadas, sem perder de vista a aplicação prática.

Outra obra que me inspira profundamente é As Leis da Simplicidade, de John Maeda, um pequeno compêndio que elucida a essência e a lógica por trás de produtos e serviços modernos.

Os livros Design Is How It Works: How the Smartest Companies Turn Products into Icons, de Jay Greene, e Service Design: From Insight to Implementation, de Andy Polaine e Lavrans Løvlie, são dois exemplares interessantes para entender o papel do design nas organizações: o primeiro mostra, por meio de cases reais, como o design se tornou uma metodologia, um jeito de olhar, em empresas como Lego e Nike, e o segundo reflete sobre os passos necessários para ressignificar produtos sob a ótica de serviços.

Leia também: Leia os mesmos livros que Mark Zuckerberg em 2015

Softwares que você recomenda e usa no seu computador pessoal

A suite Adobe Creative Cloud é indispensável para o tipo de trabalho que desenvolvo, com todo tipo de solução para imagem, ilustração, diagramação e motion graphics. Outra ferramenta fundamental é o Mindnode Pro, para organizar ideações e arquitetar informação. Fora essas, o Keynote, super intuitivo para apresentações, os apps do Google (drive, texto e planilhas) e o Minbox, para transferência de arquivos grandes.

Dica de hardware ou acessórios no seu computador pessoal

Adoro as mesas digitalizadoras da Wacom, que agilizam minha produção. Costumo trabalhar com um monitor extra, uma máquina fotográfica e uma impressora laser.

Dica de configuração e atalho

O Zapier e o IFTT hoje nos ajudam com essa função de integrar e otimizar fluxos de processos de trabalho, funcionando como atalhos modernos.

Qual a sua opinião sobre cloud computing?

É a melhor solução de armazenamento e acessibilidade que dispomos hoje. As ferramentas de compartilhamento e indexação são interessantes, porém ainda falta um bocado de integração com os softwares, que torne mais efetivo e prático o uso da cloud, bem como a visualização e intercâmbio entre os diversos tipos.

Como seria o computador dos seus sonhos?

Acho que não seria um computador como conhecemos hoje, mas algum mecanismo, interface ou plugin que esteja integrado a nós e estenda nossa capacidade de registrar, analisar e conectar rapidamente informações, aprendizados e conhecimentos.

Este artigo foi originalmente publicado em DRAFT 

O que achou do post? Deixe um comentário ou marque seu amigo