Um Projeto: Fundação Estudar
Ailton Cunha

O que preciso avaliar antes de decidir por uma carreira?

Por Rafael Carvalho

"O grande perigo é se deixar levar pelo achismo e senso comum sobre o que é cada tipo de carreira", explica Aílton Cunha, do Na Prática

Escolher o que cursar na faculdade aos 17 anos não é nada fácil. Muitas vezes nos sentimos frustrados e até arrependidos da escolha. Mas e a decisão de onde trabalhar? Precisa ser tão difícil quanto?

Para Aílton Cunha, responsável pelo Imersão, programa de decisão de carreira do Na Prática, o importante é refletir sobre a trilha profissional que você quer seguir. Você já pensou em todas as possibilidades de carreira da sua área? Será que já cogitou trabalhar em algo fora da área que voce se formou?

O próprio Aílton, que hoje trabalha com educação no terceiro setor, é formado em Química. “O grande perigo é se deixar levar pelo achismo e senso comum sobre o que é cada tipo de carreira”, ele explica. São mitos como “Gestão pública é ineficiente” ou “Mercado financeiro é para estressados” – e que atrapalham mais do que ajudam.

Mas então, como encontrar o seu lugar no mercado de trabalho? O ideal é não esperar estar dentro de uma organização para ver se é ou não o que você queria, e buscar entrar em contato com profissionais da área. No vídeo a seguir, Aílton dá dicas sobre como decidir que carreira seguir:

Conheça o Imersão, programa de decisão de carreira do Na Prática, veja as datas e participe!

 

Dica do Na Prática:

Autoconhecimento é fundamental para você embasar as suas decisões de vida e carreira. É por meio  dele que você vai responder dúvidas que podem estar na sua cabeça, como: “O que te traz felicidade genuína?”, “O que dá significado para sua vida?”, “Qual carreira faz mais sentido para mim?”. Foi pensando nesse seu momento que a Fundação Estudar criou o Autoconhecimento Na Prática, um curso de três dias que vai ajudá-lo a desvendar o seu verdadeiro Eu e a guiar com mais segurança suas escolhas profissionais e de vida. Inscreva-se agora com 10% de desconto usando o cupom AUTO10. É só clicar aqui!

 

O que achou do post? Deixe um comentário ou marque seu amigo