O que preciso avaliar antes de decidir por uma carreira?

"O grande perigo é se deixar levar pelo achismo e senso comum sobre o que é cada tipo de carreira", explica Aílton Cunha, do Na Prática

Rafael Carvalho, do , em 14.12.2015
Ailton Cunha [AndréTeixeira/NaPrática]

Escolher o que cursar na faculdade aos 17 anos não é nada fácil. Muitas vezes nos sentimos frustrados e até arrependidos da escolha. Mas e a decisão de onde trabalhar? Precisa ser tão difícil quanto?

Para Aílton Cunha, responsável pelo Imersão, programa de decisão de carreira do Na Prática, o importante é refletir sobre a trilha profissional que você quer seguir. Você já pensou em todas as possibilidades de carreira da sua área? Será que já cogitou trabalhar em algo fora da área que voce se formou?

O próprio Aílton, que hoje trabalha com educação no terceiro setor, é formado em Química. “O grande perigo é se deixar levar pelo achismo e senso comum sobre o que é cada tipo de carreira”, ele explica. São mitos como “Gestão pública é ineficiente” ou “Mercado financeiro é para estressados” – e que atrapalham mais do que ajudam.

Mas então, como encontrar o seu lugar no mercado de trabalho? O ideal é não esperar estar dentro de uma organização para ver se é ou não o que você queria, e buscar entrar em contato com profissionais da área. No vídeo a seguir, Aílton dá dicas sobre como decidir que carreira seguir:

Conheça o Imersão, programa de decisão de carreira do Na Prática, veja as datas e participe!