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Mary Barra

O que fazer no começo de um novo emprego, segundo CEO da GM

Por Rafael Carvalho

Mary Barra lista algumas atitudes que você pode tomar para ter um melhor desempenho nos primeiros meses de um novo trabalho

Ao contrário do que se espera para a Geração Y, que deve trocar de empresas até 20 vezes ao longo da carreira, segundo pesquisa da firma de desenvolvimento executivo Future Workplace, a americana Mary Barra passou toda a sua carreira na General Motors, hoje ocupando o posto máximo de CEO. Ainda assim, teve de lidar com novas posições e mudanças de cargos em diversos momentos. Em seu perfil no LinkedIn, ela postou algumas atitudes que se preocupa em tomar nos primeiros noventa dias em um novo cargo, e que valem muito bem para quem também está começando em um novo trabalho. Veja a seguir:

1. Coloque o cliente no centro de tudo que você faz

Se você trabalha em contabilidade, engenharia, vendas, se você acabou de sair da faculdade ou já é um vice-presidente, não importa… Lembre-se que ao focar no cliente, você sempre vai obter a melhor performance. As necessidades do seu cliente devem direcionar cada decisão que você tomar. Se o desejo do cliente não estiver refletido em sua nova posição, você precisa encontrar alternativas, em seus primeiros 90 dias (e em todos os dias depois) para garantir que isso se torne possível.

2. Ouça a sua equipe

Os primeiros noventa dias são a melhor oportunidade de ganhar o respeito e a confiança das pessoas com quem você trabalha. As pessoas não se importam com o seu conhecimento até saberem que você se importa com elas. Esteja aberto, busque soluções, e tente ouvir mais do que falar. Quando você valoriza o que os outros dizem, eles começam a se abrir, e que o fluxo de idéias leva a melhores resultados.

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3. Fortaleça a sua equipe

Uma de suas responsabilidades como líder é garantir que você tem as pessoas certas em sua equipe. Esperar e exigir um compromisso total de todos. Se você não tiver as pessoas certas, você não está fazendo seu trabalho, porque você está muito ocupado fazendo o trabalho deles. Se você tem um funcionário cuja infelicidade está atrasando a equipe, o melhor a fazer é ajudá-lo a encontrar a felicidade em um outro lugar.

4. Assuma a responsabilidade

Se você herdar um problema no seu novo trabalho, não descarte-o como legado do seu antecessor. Nunca se esconda atrás de seu status de novato, ou use-o como desculpa para adiar o que precisa ser feito. Tome responsabilidade pelo problema, desenvolva um plano para corrigi-lo e enfrentá-lo de frente. A reputação de sua equipe não depende apenas do que você faz bem, mas também do que você faz se algo der errado.

5. Adapte-se e aprenda

No final do dia, muitas vezes o seu sucesso não será determinado apenas por quão boa é a sua estratégia, mas sim quão bem você se adapta para atender às mudanças nas necessidades de seus clientes. Adaptação na verdade se resume a uma coisa: liderança. E uma grande parcela da liderança é ser capaz de olhar além do horizonte e antecipar as mudanças que virão.

Este artigo foi originalmente publicado em LinkedIn 

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