Um Projeto: Fundação Estudar

O que fazer após a entrevista de emprego para se destacar

Por Tradução do LinkedIn

Antes de terminar a entrevista, pergunte como manter contato com o recrutador e considere enviar ideias e trabalhos para complementar o que foi falado na entrevista

Muitos candidatos ficam pensando no que devem fazer depois da entrevista de emprego, enquanto outros simplesmente não fazem nada. Depois de conversar com o empregador, é recomendável enviar um email de agradecimento pela disposição do tempo dele e aproveitar para reafirmar o interesse pela vaga de emprego.

No entanto isso não é suficiente. O site Fast Company separou mais 4 dicas do que você fazer que podem ajudar a conquistar de vez a vaga de emprego.

Leia também: As perguntas inesperadas que você precisa responder na entrevista de emprego do Goldman Sachs

1. Pergunte como manter contato

Esperar a resposta depois da entrevista é um dos períodos mais estressantes. Mas é melhor segurar a ansiedade. Ligar várias pode fazer com que o candidato pareça desesperado. Para evitar isso, o melhor é perguntar ao recrutador, antes de terminar a entrevista, qual a melhor forma de manter contato. Além disso, descubra se a pessoa prefere ser contatada por e-mail ou por telefone, por exemplo.

2. Envie ideias

Na hora de escrever o email de agradecimento, é importante pensar em uma maneira de se diferenciar dos outros. Por isso, ressalte na mensagem algo que aconteceu durante a entrevista, por exemplo, se o entrevistador perguntou como você solucionaria um problema, faça um comentário um pouco mais aprofuncado sobre a sua proposta. A entrevista não é a apenas um teste, mas principalmente uma discussão. Preste atenção no que é falado durante a conversa para que você conheça quais os problemas que a empresa enfrenta e o que ela procura.

Inscreva-se no Curso por Email: Os segredos para ser aprovado(a) como trainee

3. Compartilhe seu trabalho

Nem sempre durante a entrevista o recrutador pede para que o candidato solucione um problema da empresa, mas isso não quer dizer que ele não possa oferecer soluções. A entrevista é um ótimo momento para mostrar portfólio, mas vá além disso. Aproveite o período pós-entrevista para enviar qualquer trabalho que você já tenha feito ou pense em soluções que possam ajudar a empresa.

4. Contate suas referências

Se você foi indicado para a entrevista por alguém, mesmo que não seja de dentro da empresa, é importante ressaltar isso no e-mail de agradecimento. Converse com a pessoa que fez a referência e fale com ela sobre o seu interesse na vaga e como foi a entrevista. O seu feedback positivo pode acabar chegando aos ouvidos do recrutador, e ajudar a criar uma imagem marcante.

 

Este artigo foi originalmente publicado em Época Negócios

O que achou do post? Deixe um comentário ou marque seu amigo