“Fernando Henrique, o povo está passando fome e a inflação só dispara. Eu preciso de um plano.” A fala, que aparece no trailer do filme Real – O Plano por Trás da História, dá dimensão da complexidade do desafio de gestão pública que o longa busca retratar. É um apelo do então presidente Itamar Franco ao seu ministro da Fazenda, Fernando Henrique Cardoso.

Baseado no livro 3000 dias no Bunker, do jornalista Guilherme Fiuza, o filme pretende mostrar os bastidores do governo entre os anos de 1993 e 1994 (quando foi criado e implantado Plano Real), contando como a equipe econômica trabalhou no projeto que lançou a atual moeda brasileira.

Ao longo do filme – que é uma ficção baseada em fatos reais – é possível vislumbrar diversos aspectos do dia a dia de quem segue carreira pública, como a possibilidade de impacto em escala gigantesca, a necessidade de articulação e blindagem política, assim como a pressão e a tensão de quem tem desafios complexos para resolver.

Dirigido por Rodrigo Bittencourt, o longa foca na atuação de Gustavo Franco, o economista mais jovem da equipe econômica liderada por Fernando Henrique Cardoso. Ele tinha menos de 40 anos quando participou do projeto.

Apesar da diferença de idade para os outros integrantes do grupo que pensava o futuro da economia do país, ele – que já tinha concluído seu doutorado em Harvard – teve participação central na formulação, operacionalização e administração do Plano Real. No filme, é vivido pelo ator Emílio Orciollo Netto.

Para quem se interessar, o lançamento está previsto para maio deste ano.

 

 

 

 

Os melhores conteúdos para impulsionar seu desenvolvimento pessoal e na carreira.

Junte-se a mais de 1 milhão de jovens!
Casdastro realizado, fique ligado para os conteúdos exclusivos!
Seu cadastro não foi realizado, tente novamente!

O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo: