“Marketing não é apenas sobre marcas, serviços, produtos ou eventos, é sobre relações humanas.” Essa é a frase que Laíze Damasceno utiliza para resumir o que está por trás de uma abordagem que criou e vem se disseminando na internet: o Marketing de Gentileza.
Basicamente, a metodologia se apoia na adoção de fundamentos da “gentileza” nas relações, sobretudo virtuais, a fim de conquistar a confiança das pessoas. “Uma vez que conquistamos, conseguimos quebrar várias objeções”, afirma ela.
Nesse contexto, gentileza não é apenas sinônimo de ser educado, ou amistoso, mas sim de “dar atenção genuína às pessoas”. Na prática, a abordagem pode ser utilizada na construção de uma marca. De acordo com Laíze, que também dá palestras, oferece mentoria e cursos sobre o tema, são cinco as premissas que guiam as ações de acordo com o Marketing de Gentileza:
Assim como pode ser aplicada pelas empresas, a abordagem também pode ser utilizada como uma forma de marketing pessoal, por profissionais que busquem se promover. Por exemplo, recentemente, ao lançar um e-book, a fundadora recebeu uma série de feedbacks dos leitores – e um deles chamou sua atenção.
A designer Laila Crivelari fez uma “crítica gentil” à diagramação do material e se ofereceu para ajudar Laíze nesse ponto. Inclusive, enviou uma amostra de como ficaria seu trabalho. O resultado foi uma parceria entre as duas. “O fato de ela ter mandado uma crítica sincera me alertou, ela teve um cuidado”, destaca a fundadora do Marketing de Gentileza. “Isso é marketing pessoal.”
Assim como a designer Laila, é possível aliar o seu know-how com o Marketing de Gentileza e ter bons resultados, como parcerias ou convites para projetos. Para isso, segundo Laíze, é preciso desenvolver um olhar apurado e a iniciativa de se oferecer como profissional.
Uma das formas é a produção de conteúdo – atividade possível para a maioria das pessoas, já que exige poucos recursos. “O legal é você começar a fazer isso com a motivação de levar para as pessoas o que você sabe, de ajudar o outro com coisas que ele nunca tenha pensado”, afirma ela.
“Produzir conteúdo gratuitamente é nossa gentileza para o mundo. E se tiver dicas relevantes, sua essência, seu propósito, se estiver alinhado com o posicionamento que você quer assumir no mercado, além de gentileza, é também uma ação estratégica de marketing pessoal.“
Na hora de produzir conteúdo, a fundadora aconselha relacionar os assuntos à temas-chave, como chama os assuntos ligados à área de atuação. “Se você não faz um link direto com seu lado profissional, fica só uma reflexão.”
Mas como fazer isso? Laíze indica duas técnicas para fomentar a criatividade para produzir:
Na comunicação por e-mail, com objetivo de conseguir oportunidades profissionais, é preciso achar o equilíbrio entre se oferecer (ou oferecer algo útil) e não ser inconveniente. O truque é deixar o outro confortável para decidir se aceita ou não – e agir educadamente não importa o resultado obtido. Algumas dicas:
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