terapia online

Por Marcos Ferrareli

 

Quando se fala em fazer terapia, muitas pessoas se sentem desconfortáveis com o tema. Ainda há um tabu na sociedade sobre discutir saúde emocional, e isso acaba distanciando as pessoas de lidarem com suas próprias questões pessoais e profissionais.

Segundo uma pesquisa da Market Analysis, o Brasil possui 60 milhões de pessoas com algum transtorno mental, mas apenas 2% da população da população adulta dos principais centros urbanos realiza terapia de alguma forma.

Todos nós conhecemos alguém que pode ter tido a vida ou carreira prejudicadas em virtude do estresse, ansiedade, depressão ou até burnout. Ou essa pessoa possa ter sido até você mesmo.

O fato é que o nosso desequilíbrio emocional pode (e vai) interferir em nossas carreiras; seja tornando mais lento o seu crescimento ou pior, prejudicando o seu desempenho profissional.

Está cada vez mais comum vermos os impactos negativos em função da falta de saúde emocional no ambiente de trabalho. Algumas das razões que levam as pessoas a buscarem ajuda através de terapia com psicólogos é justamente por conta de estresse e ansiedade que tem bloqueado o desenvolvimento de suas carreiras.

Nessa perspectiva, muitos se perguntam: “Como a terapia pode ajudar minha carreira?”. E aqui compartilho 5 formas com você:

#1 Investir no autoconhecimento

Se conhecer é um dos recursos mais poderosos para se desenvolver em todos os âmbitos, inclusive em sua carreira. Cerca de 23% das pessoas que buscam terapia online na YoouLife estão querendo se conhecer melhor. No contexto da vida profissional, ele contribui para que você tome decisões de carreira que estejam mais alinhadas e conectadas com aquilo que faz mais sentido para você.

#2 Aprender a lidar com seus dilemas mais profundos

Todo mundo tem suas próprias questões pessoais para lidar. Faz parte da vida. E muitas vezes, esses dilemas são gatilhos que estimulam um estilo de vida repleto de momentos de ansiedade e estresse, o que pode comprometer e bloquear seu desenvolvimento profissional. Nesse sentido, o melhor é refletir sobre isso, conhecer os seus gatilhos e aprender a lidar com eles de forma efetiva, tirando toda barreira emocional que afeta sua carreira.

#3 Ter ajuda de um(a) profissional capacitado(a)

Muitos de nós tentam lidar por conta própria com todas as questões pessoais ao longo da vida. Mas nem sempre estar sozinho é a melhor forma de conseguir resolver seus dilemas. Buscar ajuda de alguém que tenha a capacidade profissional de te ouvir e orientar no processo pode fazer toda a diferença na sua evolução.

#4 Desenvolver habilidades interpessoais e controle emocional 

É comum que os relacionamentos interpessoais sejam prejudicados quando a rotina é controlada pelo estresse e ansiedade. E isso é mais comum do que imaginamos. Na YoouLife percebemos que 50% da procura por psicólogas(os) vem de pessoas que estão se sentindo estressadas ou ansiosas. Quem nunca fez ou disse algo sob o efeito do estresse do qual se arrependeu depois? Essas ações possuem um impacto negativo sobre a vida profissional. Desenvolver habilidades interpessoais é uma dos maiores desafios para o crescimento de sua carreira. 

#5 Ter uma vida mais leve

Se você busca uma vida mais tranquila, equilibrada e com relacionamentos mais saudáveis, o caminho é cuidar da sua saúde emocional. A terapia pode te ajudar a enxergar melhor suas questões pessoais, tornando a sua vida e rotina mais leve e prazerosa.

Sempre digo que, assim como saúde física, a saúde mental é uma necessidade básica de todo ser humano. Se você não dedica tempo para seu autoconhecimento e controle emocional dificilmente você conseguirá obter os resultados almejados para sua carreira.

 

 

Sobre o autor

Marcos Ferrareli é Administrador de Empresas, facilitador voluntário da Fundação Estudar – organização da qual o Na Prática é uma das iniciativas – e fundador da YoouLife, plataforma de terapia online.

Os melhores conteúdos para impulsionar seu desenvolvimento pessoal e na carreira.

Junte-se a mais de 1 milhão de jovens!
Casdastro realizado, fique ligado para os conteúdos exclusivos!
Seu cadastro não foi realizado, tente novamente!

O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo: