Foto via Anbima

“Frio na barriga você pode ter a vida inteira. É um sinal de que você está atento às coisas. Ele não está certo ou errado, é uma sinalização.” 

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo.

É assim que Marcelo Barbosa responde quando perguntado sobre suas corajosas transições de carreira. O advogado é Líder Estudar e o primeiro membro da rede a ser também conselheiro da Fundação Estudar. 

Conseguiu sua entrada no programa e bolsa de estudos quando tinha apenas um ano e meio de formação como advogado. Com a bolsa, foi fazer mestrado na Universidade Columbia, nos EUA. “Minha rede seria outra, minhas referências seriam outras, sem a Fundação Estudar”, relata ele. 

“É muito importante saber usar a rede e ser parte dela. Quando fui estudar fora, para escolher a faculdade, eu recorri a pessoas que me ajudaram com boas opiniões”, exemplifica. “Procurar a rede não só para pedir, mas para saber como as pessoas estão e se mostrar disponível. A partir daí você estabelece relações bilaterais ou multilaterais que serão uma força importante na sua vida”

“Sempre me apoiei muito em boas relações. É preciso saber ceder, trabalhar com outros pontos de vista, ouvir.” 

Transição para a CVM e a coragem de mudar

Quando foi para o mestrado, Marcelo tinha recém fundado um escritório com mais dois sócios. Voltou do exterior e trabalhou lá por 22 anos, até que sentiu a necessidade de explorar um novo caminho. “Estava em uma zona de conforto que me incomodava”, diz.  

Por isso, retomou um antigo assunto. Já havia sido sondado antes para atuar na CVM, Comissão de Valores Mobiliários, instituição que regula o funcionamento do mercado de valores mobiliários e a atuação de seus protagonistas. Retomou os contatos e foi convidado pelo Ministro da Fazenda, em 2017, para a presidência da autarquia, cargo em que ficou por 5 anos. 

Filho de servidores públicos, passou a ter de gerir quase 500 servidores públicos, além de lidar com a imprensa e a opinião pública e organismos internacionais. 

“Um negócio ao mesmo tempo familiar e completamente diferente para mim”, conta. “Tinha trabalhado a vida inteira na área de mercado de capitais, fundos, companhias abertas… A CVM cria as regras sob as quais eu trabalho, e supervisiona. Então estar lá, realizar todos os estudos prévios, entender as razões do regulador, foi excelente”, explica. 

“Me dispus, em uma fase já avançada da carreira, a fazer uma coisa completamente diferente, em termos de função e ambiente. O impacto do trabalho no setor público é incomparável, e a CVM é conhecida por seu corpo técnico de excelência. Foi o maior aprendizado da minha vida.” Para ele, é importante “estar sempre pronto para começar de novo, experimentar”. 

Nova empreitada e reflexões

Depois da CVM, Marcelo fundou outro escritório de advocacia, menor e focado em Direito Societário e Mercado de Capitais, o que era seu desejo há muitos anos.

Como a leitura é um fator importante em sua rotina, incorporou a prática na cultura do time. “​​No escritório, temos uma tarde por semana reservada para discutirmos as novidades do nosso meio, decisões, regras novas, etcetera. Os mais novos relatam. É preciso ler, chegar estudado e discutir.”

Sobre os desafios a que se dedica atualmente, para além da nova empreitada no mundo jurídico, Marcelo destaca o esforço em garantir uma perspectiva profissional interessante para os membros da equipe. “Especialmente  nesse reinício, as coisas dependem muito de mim, isso me mantém muito atento pelo peso da responsabilidade com as pessoas. Mas ao mesmo tempo, foi planejado e é um desafio bom de se enfrentar.”

Desenvolva sua rede no Programa Líderes Estudar!

A Fundação Estudar está com inscrições abertas para o processo seletivo do Programa de Líderes, do qual Marcelo Barbosa faz parte. 

Participantes têm acesso a vários benefícios, incluindo bolsa de estudos. Inscreva-se!

Faça agora sua Pré-inscrição para o processo seletivo do Programa de Bolsas Líderes Estudar

 

 

Os melhores conteúdos para impulsionar seu desenvolvimento pessoal e na carreira.

Junte-se a mais de 1 milhão de jovens!
Casdastro realizado, fique ligado para os conteúdos exclusivos!
Seu cadastro não foi realizado, tente novamente!

O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo: