Imagine o seguinte: você chega de manhã no seu local de trabalho, organiza suas prioridades com base nos objetivos da empresa e da sua área, planeja seu dia e tem liberdade para conduzir seus projetos do que jeito que julgar ser o melhor. Você conta com líderes, gestores e pessoas , mas, sim, nesse cenário você pode planejar e testar caminhos e atividades da forma que fizer mais sentido pra você.

Parece um sonho? Acredite: não é. Na MindMiners, empresa de tecnologia que oferece para o mercado uma plataforma de human analytics, os colaboradores atuam exatamente assim: com liberdade para tomar as decisões mais importantes.

Para entender melhor como esse ambiente funciona, o Na Prática ouviu Bianca Costa, Account Manager da empresa, e Pedro Kozilek, líder da equipe de Data science & Engineering, que contaram sobre suas experiências e deram dicas para identificar empresas que valorizam a liberdade dos profissionais. Confira a seguir!

Por que dar autonomia e como isso ajuda o profissional?

Um dos grandes benefícios da autonomia, segundo os funcionários da MindMiners, é que ela ajuda no desenvolvimento profissional das pessoas e em trazer agilidade para a empresa. Para eles, esse modo de trabalho permite que as pessoas encontrem respostas para problemas desafiadores por conta própria, acompanhado de visão do negócio e dos clientes, clareza do impacto da decisão, coragem, responsabilidade, acertos, erros e muita aprendizagem no processo.

“Os times são muito autônomos aqui porque temos estruturas que dão muita liberdade para cada “Miner” desenvolver projetos”, diz Bianca Costa. “No time de vendas, por exemplo, nós atuamos em duplas, que são gestoras das contas. E temos autonomia para atender cada cliente e montar planejamentos de forma muito específica para cada caso.”

A autonomia, de acordo com Bianca, é um sistema em que as pessoas têm liberdade para desempenhar seus papéis, desde que elas consigam lidar com as responsabilidades que acompanham esse modelo. Serve para ações simples e para grandes projetos que impactam diretamente os resultados.

“As pessoas precisam participar da tomada de decisão, independentemente se você é um estagiário ou diretor de área”, comenta Bianca. “Digo isso por experiência própria. Eu comecei como estagiária e desde que comecei a atuar na área e a receber os projetos e desafios, eu fui encorajada a tomar minhas próprias decisões.”

Em outro aspecto, Pedro diz que a autonomia é importante, sim, mas que a empresa precisa orientar e ajudar os funcionários. Para ele, esse compromisso só é possível na MindMiners porque os profissionais têm acesso a treinamentos e auxílios para realizar cursos dentro e fora da organização.

Sobre isso, porém, o coordenador diz que a questão da autonomia precisa vir acompanhada com um fit cultural entre membro do time e empresa. Nem sempre, portanto, a autonomia funcionaria. “É muito comum que as pessoas em começo de carreira não questionem essa questão, e no fim ela determina se você vai ficar pouco tempo ou muito tempo na organização.”

Como identificar empresas que promovem a autonomia como valor?

Tanto Bianca quanto Pedro concordam em um aspecto quando o assunto é identificar empresas que valorizam a autonomia: a pesquisa.

Para ambos, os candidatos a ingressar no mercado de trabalho precisam compreender se têm perfil para trabalhar com tanta liberdade e precisam procurar as empresas com essa característica.

Algumas das dicas dos profissionais para essa tarefa incluem:

#1. Ler reportagens

Acompanhar a imprensa e o que os jornais dizem sobre as empresas pode ser um bom começo para saber se elas valorizam a liberdade.

Pode ser que você acabe descobrindo que a empresa que sonha não trata tão bem assim os seus funcionários e as reportagens são espaços isentos para verificar essas informações.

#2. Acompanhar redes sociais e site da empresa

As redes sociais e os sites das empresas também são ótimos campos de pesquisa. Nesses espaços, é possível ver que tipo de conteúdo as empresas produzem e é possível verificar qual é o modo de trabalho dela.

Essa dica, aliás, é importante para verificar todos os valores da empresa e não somente questões relacionadas à autonomia. Portanto, vá às redes sociais!

#3. Questionar recrutadores

Um ótimo momento para fazer sua pesquisa é a entrevista de emprego. Apesar de ela servir para que a empresa te conheça, pode também ser uma chance para que você conheça a empresa e seus valores.

Lembre-se: muitas vezes, o recrutador também é um membro do time da empresa onde você pretende trabalhar e essa é uma ótima chance para ter um depoimento de dentro. Ou seja: pergunte muito durante a entrevista. 

Os melhores conteúdos para impulsionar seu desenvolvimento pessoal e na carreira.

Junte-se a mais de 1 milhão de jovens!
Casdastro realizado, fique ligado para os conteúdos exclusivos!
Seu cadastro não foi realizado, tente novamente!

O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo: