Um Projeto: Fundação Estudar
prolíder

Inscreva-se em programa gratuito de formação de jovens empreendedores (com prêmio!)

Por Suria Barbosa

Com metodologia que combina teoria e prática, o ProLíder promove capacitação gratuita em liderança e apoio na criação de empreendimentos com alto potencial transformador. Ao final do programa, os melhores projetos serão premiados.

Programa gratuito de formação de jovens empreendedores, o ProLíder está com processo seletivo aberto. Fundado em 2016 pelo membro da rede de Líderes Estudar Wellington Trindade, com outros colegas universitários, tem objetivo de impulsionar a criação de negócios que contribuam para o desenvolvimento do país.

Em 2018, o programa contou com 41 talentos, de 16 estados espalhados pelas cinco regiões do país. É possível se inscrever para esta edição até 31 de março, pelo Na Prática.

Realizado pelo Instituto Four, iniciativa também de Wellington, o ProLíder tem duração de um ano. Combinando teoria e prática, a metodologia se divide em quatro etapas, que acontecem ao longo de 21 encontros. A última das etapas prevê a criação de um empreendimento com potencial transformador. Dos projetos desenvolvidos no programa, três selecionados serão acelerados e o melhor receberá também 10 mil reais.

Leia mais: 10 ebooks gratuitos sobre empreendedorismo e inovação

Benefícios do ProLíder

Antes de começar, os aprovados participam de discussões e atividades de integração. A primeira fase, “Construção de diagnósticos sobre o Brasil” é focada em difundir conhecimento teórico aprofundado sobre dez temas de relevância, com debates conduzidos por especialistas.

Para que os participantes desenvolvam assertividade e orientação para resultados, a segunda etapa consiste em uma “Capacitação em liderança”. Na terceira etapa, os jovens têm oportunidade de aplicar os conceitos aprendidos no “Desafio de cases”.

Na quarta e última etapa, com suporte de experts em empreendedorismo e gerenciamento de projetos, os jovens são incentivados a desenvolver um negócio de alto potencial de transformação nacional. Os empreendimentos serão avaliados em duas bancas – com jurados de renome em suas áreas de atuação – e os três melhores ganharão uma aceleração. Além disso, o primeiro colocado receberá também 10 mil reais para manutenção das atividades.

Como funciona o processo seletivo

O programa possui uma seleção de candidatos que ocorre em quatro etapas. Para quem está interessado, o primeiro passo é a aplicação (até 31 de março) por meio do Na Prática, que inclui redações e o envio de um vídeo de apresentação. A partir da inscrição, os aprovados serão convidados para entrevistas individuais, via videoconferência.

Após a fase de entrevistas, os selecionados, em equipes, realizam um estudo de caso semelhante aos que encontrarão ao longo do programa. Na última etapa do processo, os participantes aprovados na solução de cases serão convidados para um painel presencial, onde responderão perguntas da equipe do Instituto Four, de conselheiros da organização e de outros convidados. Os que se saírem melhor no painel final são escolhidos para participar desta edição do ProLíder.

O que achou do post? Deixe um comentário ou marque seu amigo