O MIT (Massachusetts Institute of Technology) promove iniciativa multidisciplinar, que alia empreendedorismo tecnológico e habilidades de desenvolvimento de software, em São Paulo. Destinado a universitários, o MIT Global Startup Labs 2018 é um bootcamp prático onde os participantes desenvolvem e iniciam uma startup.

Pela segunda vez no país, o programa visa fomentar o espírito empreendedor, além de compartilhar conhecimento sobre linguagens de programação, hardware e software. Nas seis semanas de duração, os estudantes passam por todas as etapas necessárias para fundar uma startup, em encontros ministrado por instrutores que trabalham com tecnologia de ponta e pesquisa no MIT.

Para participar, é necessário enviar sua application por meio de um formulário disponível no site, até o dia 20 de maio. A partir da primeira fase da seleção 35 jovens serão selecionados. Entre os requisitos para participar: estar matriculado em um curso de graduação de uma universidade, viver no Brasil e proficiência em inglês.

Processo seletivo GSL 2018

Durante a inscrição, o candidato envia um formulário online – a application. Nele, é necessário detalhar informações pessoais, anexar currículo (em ‘.pdf’), descrever a motivação, experiências e background, além de passar por uma avaliação técnica por meio de um teste de lógica. Essa etapa precisa ser cumprida até o dia 20 de maio de 2018. Para conferir todas as questões compreendidas antes de preencher o documento, confira a lista que o instituto disponibiliza.

Os 35 selecionados fazem uma entrevista por Skype, entre os dias 2 e 8 de junho de 2018. A notificação de aceitação dos candidatos chega no dia 11 de junho e os estudantes podem confirmar participação até o dia 15 de junho.

Bootcamp de startups do MIT

Com duração de seis semanas – de 25 de junho a 3 de agosto -, o MIT GSL 2018 consiste em um curso intensivo com encontros diários das 9h às 17h (ministrados no campus do Insper, na cidade de São Paulo), além de tarefas e exercícios a serem cumpridos durante a noite.

O currículo inclui o processo de brainstorming para uma ideia de startup, identificação do mercado, definição do “produto mínimo viável” (MVP, do inglês minimum viable product), desenvolvimento de um aplicativo móvel, hardware ou software e o planejamento de um modelo de negócios.

No fim do bootcamp de startups do MIT, os universitários apresentam seu empreendimento e protótipos para potenciais investidores. A instituição também sediará eventos e iniciativas de networking para fortalecer a rede local para ajudar a impulsionar o ecossistema de startups de tecnologia em São Paulo.

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