Aprender com os erros em vez de se prender aos seus efeitos negativos. É um conselho que todos ouvem em algum ponto da vida – e uma abordagem que sempre se prova positiva. Quando as falhas são vistas apenas como fatos inconvenientes, perde-se seu maior benefício, que é o aprendizado. No ambiente de trabalho, vale o mesmo. E o Google, uma das empresas mais influentes atualmente, prova isso.
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A gigante de tecnologia tem um processo próprio para registrar e aprender com os erros, que descreveu no re:Work, site próprio especializado em assuntos ligados ao ambiente de trabalho. O método, chamado “postmortem”, existe para garantir que haja reflexão sobre as falhas mais importantes.
“Se não forem controlados, os incidentes podem se multiplicar em complexidade ou até cascatear, sobrecarregando um sistema e seus operadores e, por fim, impactando nossos usuários. É por isso que usamos o ‘postmortem’ para documentar cuidadosamente e disseminar o aprendizado.”
Como aprender com os erros, de acordo com o Google
1. Definir critérios: nem tudo precisa de um “postmortem”
Incidentes acontecem com bastante frequência, por isso os times do Google definem parâmetros para o que precisa, realmente, de reflexão.
Para eles, os “cenários postmortem” incluem falhas que impactam a integridade dos dados, soluções lentas para os consumidores e lapsos na detecção de erros.
“Embora nossa equipe tenha usado o ‘postmortem’ principalmente para entender problemas de engenharia, as organizações de todos os lugares – técnicas e não-técnicas – podem se beneficiar do processo como uma ferramenta de análise crítica”, diz o texto.
2. Documentar (em conjunto)
O segundo passo é trabalhar em equipe para criar um registro descrevendo o que aconteceu, por quê, impacto, resoluções. E, principalmente, o que será feito para prevenir o mesmo erro no futuro.
“Em equipe” é um ponto importante: garante que todos tenham oportunidade de aprender com cada incidente.
Lições do “postmortem”
O processo do Google de aprender com os erros funciona tão bem que o time detecta benefícios valiosos.
- Encoraja feedback construtivo e “sem culpa”
“Remover a culpa de um post-mortem pode permitir que os membros da equipe sintam maior segurança psicológica em investigar os problemas sem medo.”
- Concentra o foco em melhoria e resiliência
“Centrar-se na importância do aperfeiçoamento e da aprendizagem pode reposicionar o fracasso como uma oportunidade de crescimento e desenvolvimento, e não como um retrocesso.
- Promove um processo colaborativo
“A colaboração em tempo real e um sistema aberto de comentários podem permitir a coleta rápida de dados, idéias e soluções.”
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