Um Projeto: Fundação Estudar
Mulher usa laptop em mesa de trabalho

Teste de estilo de trabalho: entenda o seu jeito de trabalhar

Por Rafael Carvalho

Por que saber o seu estilo de trabalho? Um funcionário alinhado com a cultura e o estilo de trabalho de uma empresa se ambienta rapidamente e é mais feliz profissionalmente

Na década de 1990, um trio de acadêmicos americanos mapeou organizações e indivíduos em busca de um teste que pudesse medir alinhamento cultural. Chegaram a basicamente oito atributos, entre eles estabilidade, informalidade e orientação para resultados, que criam a cultura e o estilo de trabalho corporativo.

Saber se você está em harmonia com o estilo de trabalho de um lugar (e qual é o seu estilo de trabalho no geral) é bastante importante. Um funcionário alinhado se ambienta rapidamente no curto prazo e tem maior felicidade no trabalho – e também é um fator que diminui a rotatividade dentro da empresa.

Para conectar jovens com empresas que compartilham os mesmos valores, a Fundação Estudar envia os mesmos testes para uma amostra representativa de funcionários de diferentes áreas e níveis hierárquicos em cada uma das companhias que participam de seus eventos.

Leia também: Autoconhecimento e ação são os pontos-chave para um bom coaching

Através da média de respostas do teste de estilo de trabalho, é possível entender quais são os atributos mais importantes em cada lugar e recomendar aqueles que estão mais alinhados com os perfis de cada jovem, com base em suas próprias respostas.

Não significa que este teste seja útil apenas para processos seletivos da organização. Ao se conhecer melhor – e para isso há também os testes de valores, interesses e personalidade –, o jovem ganha insumos para tomar decisões profissionais mais acertadas e se desenvolver continuamente.

Fazer testes como esse de maneira honesta, sendo genuíno e sem pensar num funcionário “ideal” rende resultados melhores. E manter a cabeça aberta também, já que decisões de carreira envolvem não apenas sonhos e aptidões mas uma série de escolhas, como áreas de atuação, funções, atividades e culturas corporativas. Melhor tomá-las bem informado.

FAÇA O TESTE DE
ESTILO DE TRABALHO AQUI

 

Dica do Na Prática:

Ainda não sabe qual rumo dar para a sua carreira? Não deixe de conhecer bem de perto o mercado de trabalho antes de tomar qualquer decisão, pois um erro nesta etapa pode gerar grandes frustrações, te levando até caminhos que não fazem sentido para você. Mas fique tranquilo, foi pensando neste desafio que a Fundação Estudar criou o Carreira Na Prática, um curso no qual você irá visitar empresas, entender a rotina de trabalho e tirar dúvidas com profissionais para tomar decisões mais embasadas. Inscreva-se até este Domingo, 29/05, com 20% de desconto usando o cupom MINHACARREIRA. Clique aqui para saber mais!

 

 

O que achou do post? Deixe um comentário ou marque seu amigo