Uma placa azul grafada com a expressão e-commerce aparece ao lado de um semáforo com a luz verde acesa. Mercado de e-commerce

A pandemia de Covid-19 mudou para sempre as relações de compra das pessoas no mundo e fez antecipar uma tendência que levaria mais alguns anos para se firmar: a do mercado de e-commerce.

Se antes as pessoas tinham grande apreço por ir à loja física para comprar, isso não existe mais. Só em 2020, por exemplo, o  comércio online cresceu 122% em faturamento na comparação com o ano anterior, 2019, quando não havia o isolamento social.

Hoje, 74% das pessoas preferem comprar virtualmente, segundo levantamento da empresa especializada em pesquisas NZN Intelligence

Mas, para quem quer ingressar no mercado de trabalho através desse setor, quais são as áreas que mais devem crescer?

Bom, para ajudar a responder a essa pergunta, nós mostramos neste artigo 3 áreas que devem se beneficiar desse mercado nos próximos tempos, segundo dados da Câmara Brasileira da Economia Digital. Confira!

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As áreas que mais devem crescer no mercado de e-commerce

#3 Integração

No comércio online, as compras são feitas por clientes diversos e em plataformas diversas. As lojas virtuais, nesse meio, precisam estar pulverizadas. Ocorre, no entanto, um problema com os dados: eles acabam se perdendo e dificultando o controle dos produtos disponíveis ou não para venda.

Basta uma pequena reflexão para entender como esse cenário tende a ficar trágico. Pode acontecer, por exemplo, de um produto ser vendido a um cliente B após já ter sido vendido a um outro cliente A, simplesmente porque a empresa não computa os dados de forma integrada.

Por isso, profissionais e sistemas de integração e análise de dados são extremamente importantes no mercado de e-commerce, já que podem evitar prejuízos financeiros e prejuízos à imagem dos negócios.

 Leia também: Saiba o que as pessoas que trabalham com ciência de dados precisam saber

#2 Logística

Se você não vai ao produto, o produto precisa ir até você. No e-commerce, essa é a lei, e, para que ela possa ser cumprida com excelência, a equipe de logística é fundamental.

Assim, espera-se que nos próximos anos a infraestrutura de logística dentro e fora das empresas seja otimizada, permitindo maior rapidez e segurança no mundo das compras online. Novos sistemas, novas empresas especializadas, investimentos do setor público e do privado e modernizações dos modais de transporte tendem a modificar o jogo da logística no Brasil.

Aliás: diminuir o preço de entrega de um produto ao mesmo tempo em que se garante a felicidade do cliente pode ser o ponto chave para um crescimento vertiginoso. Se você pensa em entrar para o mundo do e-commerce, o setor de logística é um caminho promissor.

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#1 Marketing digital

Um fator essencial para encontrar público em todo lugar é estar em todo lugar. Para isso, as empresas do mercado de e-commerce precisam estar atentas e contar com uma equipe de marketing digital especializada.

Nesse universo, a compreensão sobre os múltiplos canais de compra e consumo precisa estar na ponta da língua dos profissionais. Até porque somente com essa habilidade é que será possível tornar a experiência dos clientes mais únicas e os produtos, mais convincentes.

A empresa precisa estar nas redes sociais, aparecer nos resultados de busca dos sites de pesquisa e precisa ser consumível em qualquer dispositivo. O desafio, nesse ramo, é gigantesco e precisará de diversos braços nos próximos anos.

Por isso, os futuros profissionais de marketing digital da área precisam desenvolver habilidades de captação de leads, experiência do usuário, análise de resultados e desenvolvimento de novas campanhas.

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Dica para entrar no mercado de e-commerce

Na internet, existe uma série de cursos gratuitos relacionados às três áreas citadas neste artigo. Tem possibilidade para pessoas que não conhecem nada dos setores e para quem já sabe alguma coisa.

Pesquise sobre os assuntos e veja se as formações têm a ver com as suas expectativas. Pode ser através de um curso livre ou até de uma nova graduação que as portas do mercado de e-commerce se abrirão para você.

Este conteúdo foi produzido com base em informações da Câmara Brasileira da Economia Digital.

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