Walter Schalka

Walter Schalka teve uma ascensão rápida. Aos 28, já era diretor financeiro da Dixie Lalekla e, aos 31, tornou-se seu presidente. Ocupou o mesmo cargo na Votorantim Cimentos, onde promoveu a expansão da companhia para catorze novos países e consolidou a marca como uma das mais fortes multinacionais da indústria de base brasileira.

Ainda quando era estudante do ITA, Walter já demonstrava interesse pela área de gestão que faria sua fama. “Não queria ser um engenheiro de prancheta”, lembra. Incentivado por um professor e pela afinidade com exatas, manteve-se no curso, mas depois de graduado foi buscar uma especialização na FGV (Fundação Getúlio Vargas – SP). A ideia era aprender mais sobre a parte humana para complementar o perfil técnico de sua graduação.

Hoje, o estilo de liderança que aplica na Suzano – valorizando o diálogo e a equipe – foi elogiado por diversas publicações especializadas e tem revertido o cenário desafiador em que ele herdou a companhia. A seguir, veja quatro dicas que ele compartilhou com os leitores do Na Prática e que fazem parte do minicurso por email Conselho de CEO – Aprenda sobre a carreira em gestão empresarial com grandes líderes. O bate-papo completo pode ser acessado aqui.

Dica 1: Não seja um ‘gestor zelador’

Para Walter Schalka, o gestor não pode adotar a postura de um zelador, que tem por missão fazer com que as coisas permaneçam como elas são. Pelo contrário: a boa gestão é aquela voltada para a transformação. Para ele, o gestor tem que estar o tempo inteiro transformando e criando coisas novas. E você, qual a mudança tem que fazer para deixar sua marca?

Dica 2: Não seja um super herói da gestão

Com um estilo de gestão focado no diálogo e no trabalho em equipe, Walter Schalka não acredita na figura mítica do ‘super CEO’. Ele aposta em um modelo de gestão em que todas as pessoas da organização são ativas no processo de criação de valor, que deve ser muito mais coletivo do que individual.

Dica 3: No começo da carreira, esqueça a parte financeira

Walter Schalka, hoje CEO da Suzano, relembra como foi o seu primeiro emprego. Quando aceitou a proposta de trabalho no Citibank, como trainee, o salário era o menor entre as ofertas que havia recebido. Ainda assim, aceitou o convite da empresa. Para ele, o importante no início de carreira é focar nas possibilidades de aprendizado e não no salário.  

Dica 4: Sem tesão não existe sucesso

Sentir tesão no trabalho é essencial para ser um profissional bem-sucedido. “Você tem que fazer as coisas com vontade, com garra, com tesão sobre o que você está fazendo. Se não tiver isso daí, não importa onde você esteja, não vai ter sucesso”, ele diz. Isso é mais fácil, claro, quando você trabalha com algo que traz felicidade. Encontrar essa carreira, muitas vezes, começa com o autoconhecimento.

Assista aqui à entrevista completa com Walter Schalka

Os melhores conteúdos para impulsionar seu desenvolvimento pessoal e na carreira.

Junte-se a mais de 1 milhão de jovens!
Casdastro realizado, fique ligado para os conteúdos exclusivos!
Seu cadastro não foi realizado, tente novamente!

O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo: