Um Projeto: Fundação Estudar
Alezandre Maluli

Como conciliar faculdade com a criação da própria empresa?

Por Suria Barbosa

Alexandre Maluli, fundador e CEO da plataforma de ensino Estudar Com Você, explica como se dedicou à startup enquanto estudava e porque considera benéfico trabalhar durante a faculdade.

Eficiência é a palavra de Alexandre Maluli. Enquanto cursava Administração no Insper, gerenciava sua própria empresa – a startup Estudar Com Você, que busca melhorar a experiência de estudo dos universitários por meio de videoaulas, resumos e outros conteúdos temáticos. Na verdade, a ideia da criação da plataforma se deu exatamente a partir dos desafios que ele observava em sua faculdade.

Bolsista do programa Líderes da Fundação Estudar, Alexandre notava a frustração dos colegas com muitas matérias. Algumas, inclusive, tinham taxas altíssimas de reprovação. “Vi uma dor, uma oportunidade e conectei com algo que eu poderia fazer”, conta.

Assim que teve a ideia, começou a estudar o metodologias de ensino e pedagogia, assim como sistemas educacionais bem sucedidos, como o da Finlândia e Coreia do Sul. Só então gravou os vídeos iniciais de teste da plataforma.

Líderes Estudar, ou antigo Programa de Bolsas da Fundação Estudar, oferece mentoria, orientação de carreira, acesso a uma rede de mais de 600 líderes de diversas áreas de atuação, além da bolsa de estudo. As inscrições para a edição 2018 estão abertas até 26/03!

Porque trabalhar durante a faculdade

Mesmo antes de empreender, Alexandre já se dedicava a alguns empregos enquanto estudava – principalmente através de estágios de férias. “Ter experiência de trabalho antes de me formar foi essencial, ajudou a me conhecer e entender o que realmente quero”, relata.

Inclusive, o fundador e CEO do Estudar Com Você queria trabalhar no mercado financeiro – só decidiu empreender depois de ter feito um estágio em uma startup e em um fundo de investimentos, e percebido que gostava mesmo era do primeiro.

“Saber como é a dinâmica em cada lugar permite a você entender o que gosta e escolher como vai ser sua carreira, onde vai focar sua energia em termos profissionais.”

Os desafios de empreender na faculdade

“Empreender demanda muito do seu tempo. Na verdade, demanda todo o seu tempo”, diz Alexandre. Para ele, construir uma empresa requer toda a dedicação possível. Principalmente no começo, “sem dinheiro, equipe, ou recursos, quando tudo que você tem é seu tempo e sua inteligência”.

Dividir as preciosas horas do dia entre empreender e as demandas da faculdade se provou ser sua maior dificuldade no período em que levava os dois ao mesmo tempo. “Toda hora que você não está focado no projeto diminui as chances de ele dar certo”, segundo o bolsista. Para levar o menor tempo possível estudando as matérias do seu curso, Alexandre aprendeu a estudar com eficiência.

Todo o esforço de maximizar o tempo de trabalho na sua empresa também significou, para ele, sacrificar atividades de lazer. O que “requer muita disciplina. Mas é um trade off, você tem que escolher no que quer focar”, explica.

Embora a rotina de fazer as duas atividades exija disciplina e sacrifícios, Alexandre incentiva muitos colegas a empreender. “Mesmo se não der certo, é surreal o quanto você aprende”, explica.

Leia também: 7 ebooks gratuitos para quem quer aproveitar melhor a faculdade

Dicas para estudar e trabalhar (ou empreender)

  • Aprenda a gerenciar o tempo

Segundo o empreendedor, é importante dividir as horas do dia entre o que precisa se dedicar, sem perder de vista as prioridades. Reservar um tempo para o principal, e sempre bolar estratégias que diminuam o tempo das tarefas secundárias. Assim, é possível produzir mais. Para refletir sobre sua eficiência, Alexandre indica relacionar o que foi realizado em um dia com o número de horas trabalhando.

  • Diminuir as distrações

“Estamos sempre cercados de gatilhos que nos fazem querer fazer coisas que nos atrapalham”, diz. Então, controle ao máximo as distrações. Para isso, é imprescindível se livrar de todas as notificações – de celular, por exemplo – enquanto estiver trabalhando.

  • Limite seus hobbies

Essa é uma das dicas que Alexandre dá para quem quer fazer dar certo uma rotina intensa como a que teve. O propósito é se organizar de modo a minimizar o tempo gasto com outras atividades que não sejam ligadas às prioridades e isso significa dizer muitos “nãos”. 

  • Entender seu corpo

O foco aqui é manter sempre um estado de bem estar que, segundo Alexandre, é quando você é mais produtivo. Nada de dormir pouco ou se alimentar mal. “Recomento muito entender seu corpo, quais são as necessidades dele e não forçar a barra”, diz. 

O que achou do post? Deixe um comentário ou marque seu amigo