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9 coisas que Chief Marketing Officers de sucesso fazem

Grupo diverso de pessoas trabalhando

Hoje Chief Experience Officer global da PwC, David Clarke tem duas décadas de experiência com altos executivos de marketing, tanto internamente – ele acumula funções de chefe de marketing, estratégia, inovação e digital – quanto externamente, interagindo com clientes de uma das maiores consultorias do mundo.

Sua visão de marketing é, portanto, afiada. Em um artigo recente para o LinkedIn, Clarke resumiu os 9 traços indispensáveis de chief marketing officers (CMOs) de sucesso.

Sua conclusão? O ritmo das mudanças é extremamente rápido e o ambiente, cada vez mais colaborativo e em busca dos talentos certos – e muitos desses traços podem ser úteis já no início da carreira.

Veja abaixo a tradução do NaPrática.org:

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Carreira em marketing: o que CMOs de sucesso fazem

Culpe o ritmo das mudanças: um novo estudo citado pelo Wall Street Journal mostra que o tempo médio que um chief marketing office (CMO) passa no cargo numa grande marca é de apenas 42 meses – menor que a vida de um peixinho dourado.

De fato, o campo está mudando tão rapidamente que muitos acham difícil simplesmente acompanhar.

Por que a taxa de turnover para CMOs é tão mais alta que outros cargos C-level, incluindo CEO? As expectativas de clientes estão evoluindo num passo rápido e segmentos inteiros da indústria digital estão surgindo – ou morrendo – do dia para a noite.

Marketing, vendas, dados, mundo digital e tecnologia agora se movem rapidamente em caminhos que são conectados e frequentemente erráticos.

UM CMO precisa estar na vanguarda dessa evolução e conduzir sua empresa na mesma direção da indústria.

Com esses novos desafios na mesa, que qualidades permitem que CMOs tenham uma boa performance com o tempo e mantenham seu cargo C-level conquistado a duras penas?

Como passei minha carreira trabalhando com líderes de marketing, reuni os 9 seguintes traços:

1. Entendem o poder da perspectiva

O campo de marketing pode parecer uma sorveteria hoje em dia: há tantos sabores e conjuntos de habilidades disponíveis.

Os melhores CMOs são conectores que sabem que dependem de toda uma organização e compartilham responsabilidades com ela.

Uma estratégia bem sucedida de marketing digital requere input de colegas tão diversos como o chief information office, chief financial officer e chief security officer.

CMOs precisam saber falar a língua de múltiplas disciplinas. E precisam entender como unir experts de diversos backgrounds para organizar colaborações harmônicas.

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2. Têm paixão pelo trabalho

CMOs precisam ser apaixonados pela indústria em que a empresa opera e compreender como “evangelizar” uma estratégia de marketing que diferencia sua empresa dos competidores.

Não se trata de usar a paixão simplesmente para motivar um grupo de colegas numa reunião anual. Na verdade, a energia de um líder é o combustível da energia do time.

O CMO precisa continuamente demonstrar zelo pelo trabalho para inspirar o mesmo nível de comprometimento por parte do time. Paixão tem uma tremenda influencia na qualidade e criatividade do marketing.

3. Têm vontade de estar na linha de frente

O respeito precisa ser conquistado em cada disciplina do mundo dos negócios, inclusive marketing.

Um CMO não pode só oferecer perspectiva. Precisa ir para a linha de frente e trabalhar na construção de uma estratégia, testar novas tecnologias e trabalhar no design de user experiences auge aumentarão o alcance do marketing.

Esse é o único jeito que um CMO pode usar para desenvolver uma estratégia em vários canais e vender uma visão para atingir os objetivos do negócio.

Ao demonstrar confiança em suas próprias habilidades e mostrar vontade de dar duro, CMOs vão atrair equipes que querem fazer o mesmo.

4. Têm olhar atento

Dados crescentemente dominam o mundo. Mas o instinto ainda importa. Marketing é parte habilidade, parte intuição e precisa ser informado por bom gosto.

Um CMO de sucesso precisa entender instintivamente o que tem impacto, o que é tendência e o que o cliente quer.

Em nossa pesquisa global recente, Digital IQ, descobrimos que a atenção à experiência humana era um indicador forte de uma performance superior nos negócios. o chefe de marketing deveria então considerar a experiência como uma responsabilidade primária.

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5. São capazes de evoluir

Abraçar o conceito ou as táticas de inovação não é suficiente. CMOs precisam constantemente abraçar riscos e cultivar novas ideias.

Não faz muito tempo que bom marketing significava colocar um anúncio na lista telefônica. O campo do marketing muda todos os dias e CMOs precisam conseguir não apenas manter-se atualizados, mas guiar seus negócios.

Chegamos a um ponto em que a combinação de análise de dados, inteligência artificial e conectividade onipresente significa um marketing relevante e contextual, hoje mais possível do que nunca.

Abrace essa inovação ou corra o risco de ser extinto.

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6. Amam análises

Profissionais de marketing hoje têm acesso a uma quantidade sem precedentes de dados e agora devotam um pedaço substancial de seus orçamentos a ferramentas analíticas.

CMOs de sucesso não precisam ser cientistas de dados, mas precisam saber como impulsionar uma cultura guiada por dados que depende de análises para desenvolver, executar e avaliar estratégias.

O marketing pode ser um equilíbrio entre arte e ciência e CMOs precisam entender como utilizar dados para oferecer insights de direção e atribuir o sucesso de negócios a investimentos de marketing.

7. Sabem construir uma equipe

CMOs não são seres solitários. Como líderes de uma equipe que na maior parte do tempo é bastante grande, eles precisam ter – ou desenvolver – a habilidade de trazer o que há de melhor nas pessoas e desenvolver seu sucesso.

CMOs também precisam saber enxergar talentos e recrutar e reter novas estrelas que têm capacidades parecidas de falar várias línguas e agir de maneira multidisciplinar.

É igualmente importante ter a habilidade de construir uma cultura colaborativa e não uma hierarquia, em que todas as pessoas se sentem ouvidas e capacitadas para serem agentes de mudança.

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8. Sabem criar um ambiente para exploração

Eu recentemente escrevi sobre como “caixas de areia” podem incentivar a criatividade. Essa abordagem envolve dar às pessoas tempo e espaço para se unirem em um espaço físico e onde temas podem ser examinados com o framework correto e novas ideias podem ser encorajadas.

Bons CMOs sabem como aplicar os princípios dessa técnica no dia a dia para trabalhar em atividades de marketing novas e diferentes.

Ao fazer isso, tornam possível ver um problema de novos ângulos e encontrar soluções que não seriam aparentes de outro jeito.

9. Têm vontade de agir como maiores defensores do cliente

O trabalho de alguém em marketing não é vender produtos ou serviços. No lugar disso, CMOs colocam o maior ativo da companhia – a experiência – para trabalhar.

Assim como um CFO observa os relatórios financeiros e o CSO protege os ativos da empresa, o papel do CMO é proteger e melhorar a experiência do cliente.

Isso exige uma visão voltada para o futuro, uma compreensão dos fundamentos de design thinking e uma vontade de ser destemido ao representar a voz do cliente entre os executivos C-level.

Levando em conta o ritmo veloz das mudanças no mundo de marketing, os traços necessários para ter sucesso estão evoluindo continuamente.

Artigo originalmente publicado no LinkedIn.

 

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