A transformação digital vem modificando as organizações de diversos segmentos e levando à necessidade de estruturar os departamentos a partir de uma visão estratégica. Nesse contexto surge a criação dos cargos do alto escalão executivo, dentro de uma estrutura C-level. O “C” desta sigla significa chief, ou “chefe”. A ocupação mais comumente associada à diretoria de uma empresa é a do CEO, que é o Chief Executive Officer, também chamado de diretor-executivo ou diretor-presidente. Mas há outra sigla em destaque em C-level: a figura do CFO. 

Neste post, falaremos sobre o que faz um profissional com este papel e o que se espera dele.

Afinal, o que é um CFO?

CFO é a sigla de Chief Financial Officer, que é basicamente o diretor financeiro da companhia. Mas, se décadas atrás cabia a um profissional nesta posição gerenciar os pagamentos de fornecedores e funcionários, hoje o CFO tem responsabilidades que vão muito além do fluxo de caixa. Cabe ao diretor financeiro cuidar do planejamento econômico da organização a partir de uma visão estratégica do negócio. 

Este executivo tem a responsabilidade de cuidar das finanças da empresa não só nas demandas do dia a dia, mas sendo capaz de pensar estrategicamente. Em tempos de crise econômica, ter o controle do planejamento orçamentário (e de eventuais cortes de gastos, por exemplo) com uma visão em 360 graus é fundamental. 

Há quem diga, inclusive, que a posição de CFO seja a mais estratégica dentro do organograma de uma companhia, já que as competências e decisões de quem ocupa o cargo podem determinar o sucesso ou fracasso do negócio.

Importância do Chief Financial Officer em uma organização

Como já dissemos, não é só de pagamentos que cuida um CFO. O diretor financeiro precisa dominar KPIs (Key Performance Indicators), que são indicadores de performance do negócio, para conseguir controlar os gastos de todos os departamentos da companhia. Porém, não é só de gastos que entende um CFO, mas também de investimentos. Em sua rotina, este profissional deve ser capaz de responder à seguinte pergunta: com os recursos disponíveis na empresa, como e onde podemos investir para expandir o faturamento? Por esta razão, é fato que o CFO precisa ter um profundo conhecimento de mercado, da concorrência e do contexto econômico.

O que é preciso para se tornar um CFO?

Como pontuamos, a visão estratégica – que também passa por saber integrar todos os times dentro da empresa – é uma das características basilares de um CFO. Como se trata de uma importante função de liderança, todas as habilidades e competências demandadas de um líder são naturalmente exigidas para ocupar este cargo. 

Em termos de conhecimentos necessários, as competências em tecnologia (principalmente em computação na nuvem e análise de dados) têm sido fundamentais para o setor financeiro, assim como estar por dentro dos conceitos de gerenciamento de risco.

Já com relação à formação acadêmica e intelectual de um Chief Financial Officer, normalmente os CFOs são formados em economia, ciências contábeis, administração ou em cursos correlatos da área de finanças. Também é comum (e até desejável) que quem ocupa este cargo tenha uma especialização em negócios e gestão, principalmente MBA. 

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