Beto Sicupira, Jorge Paulo Lemann e Marcel Telles

Quando Marcel Telles ainda estudava Economia na Universidade Federal do Rio de Janeiro, nos anos 1960, amigos seus começaram a chamar atenção pelos ternos bem cortados e pelas novas motocicletas. Interessado, o jovem foi perguntar o que faziam: trabalhavam no mercado financeiro.

“Não tinha a menor ideia do que era aquilo”, diverte-se ele, que participou de um bate-papo com jovens – realizado com apoio da Fundação Estudar e do Na Prática – e aproveitou para compartilhar sua trajetória e conselhos de carreira (vale lembrar que ele próprio, ao lado dos sócios Jorge Paulo Lemann e Beto Sicupira, criou a Fundação Estudar em 1991). 

Baixe o ebook: 8 Ferramentas Para Ser um Líder Melhor

Segundo Telles, um sonho sem metas é apenas um sonho e as pessoas pessoas são capazes de sonhar a vida inteira sem um plano. 

Dono dessa mentalidade desde cedo e decidido a conhecer o mercado financeiro, entrou “pela porta dos fundos” na maior corretora da época. De meia-noite às 6h da manhã, conferia manualmente papeis que comprovassem compras e vendas.

Era um trabalho maçante, mas pelo menos ele estava lá.

Certo dia, escutou o dono da empresa falar bem especificamente de um entre os dez andares da corretora: aquele que trabalhava com open market, um mercado de títulos públicos e então uma área nova no Brasil.

Leia também: Cris Correa, autora de Sonho Grande, compartilha seus principais aprendizados ao escrever biografias de grandes empresários brasileiros

“Ouvi aquilo e pensei que gostaria de estar ali”, lembra. Proativo, bateu na porta do oitavo andar e fez sua proposta. A única vaga disponível, no entanto, era de operador de cliente. “Eu não tenho o menor jeito para ser vendedor, então comecei a olhar outras opções.”

O acaso acabou levando-o como operador para uma corretora recém-aberta e que mudaria sua vida: a Garantia, que depois se tornou o Banco Garantia e pavimentou sua carreira de enorme sucesso.

Foi lá que conheceu Jorge Paulo Lemann – “ele vê as coisas de maneira simples e vê antes”, afirma – e Beto Sicupira. “Procurem pessoas assim: extraordinárias e que tenham a generosidade de deixar outros terem crédito e se desenvolverem”, aconselha.

Após a experiência no banco, que acabou sendo vendido, os três sócios continuaram fazendo negócios juntos. Criaram o Grupo 3G, um dos mais importantes do mundo e controlador de marcas como AB InBev, Burger King e Kraft Heinz. Este último negócio foi feito em parceria com Warren Buffett, tido como o investidor mais importante do mundo.

Leia também: O que Warren Buffett tem a dizer sobre Jorge Paulo Lemann

Em 1991, paralelamente a essa escalada empresarial, o trio criou a Fundação Estudar, uma organização sem fins lucrativos que emprega a mesma cultura de excelência empresarial do Grupo 3G e tem como objetivo melhorar o país desenvolvendo jovens lideranças brasileiras.

Como encontrar as melhores oportunidades de trabalho

Hoje uma das figuras mais emblemáticas do Brasil, Marcel Telles é conhecido pelo estilo direto ao ponto – algo que mantém quando oferece conselhos de carreira.

“Gostar [do que se faz] ajuda para sempre porque o trabalho do dia a dia é chato a não ser que você ame”, começa.

Entre desafios, mudanças, burocracias e tarefas mundanas, um profissional engajado vai precisar fazer muito coisa. “Se você não amar, é difícil. A resiliência vem da paixão.” 

Para encontrar grandes oportunidades nas áreas que lhe interessam, é importante mergulhar naquele universo, como Telles fez nos tempos de universidade.

“Tenha uma ideia de onde quer estar e entre na água. De repente, vai passar o peixão”, garante.

Se busca uma oportunidade de crescimento exponencial, ele sugere procurar por negócios novos (atualmente, ele cita área de tecnologia e inteligência artificial), utilizar suas aptidões e assim ganhar vantagem competitiva no mercado. 

E não é preciso ser gênio para ter sucesso. “A única limitação da maioria das pessoas são elas mesmas”, garante. “Não se deem por satisfeitos nunca.”

Inscreva-se no curso por e-mail: Conselhos de CEO

Os melhores conteúdos para impulsionar seu desenvolvimento pessoal e na carreira.

Junte-se a mais de 1 milhão de jovens!
Casdastro realizado, fique ligado para os conteúdos exclusivos!
Seu cadastro não foi realizado, tente novamente!

O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo: