lampadas coloridas acesas

Um mundo em que todos saibam utilizar a robótica para solucionar problemas do dia a dia. A ambição é um dos idealismos por trás da cultura maker, movimento global que incentiva a atitude ‘mão na massa’ e promove a ideia de que todos podem (e devem!) criar e construir coisas. Com o Arduino, esse cenário fica muito mais próximo da realidade.

Trata-se de uma plataforma – grosso modo, uma placa, como a da imagem abaixo – que permite permite a automação de projetos eletrônicos e robóticos tanto por profissionais como por amadores, sejam eles artistas, estudantes ou entusiastas. Juntos, os usuários do Arduino somam uma comunidade global de milhares de usuários e que, no dia 2 de abril, vão se reunir em diversas cidades do mundo para trocar experiências e projetos baseados na plataforma. Trata-se do Arduino Day 2016; no Brasil, o evento acontecerá em São Paulo, no espaço Cubo.

O evento contará com a presença de Manoel Lemos, do Fazedores, entre diversas outras referências no assunto. As inscrições podem ser realizadas por aqui

A placa No fundo, a plataforma de prototipagem eletrônica resume-se a uma placa, mas que pode ser associada a outros dispositivos, dependendo do objetivo do criador. Iniciado na Itália, em 2005, o projeto surgiu com propósito educacional e voltado para aplicação em escolas. Não demorou muito para a tecnologia ganhar o mundo. A popularidade da plaquinha, inclusive, rendeu um documentário em 2010.

led cube arduino day sao paulo
[reprodução]

Algumas características do Arduino ajudam a explicar esse sucesso: a tecnologia é de baixo custo, flexível, fácil de usar e possui código aberto. Para construir o software do LED Cube acima, por exemplo, uma dupla de norugueses levou menos de cinco dias.

As possibilidades de aplicação da tecnologia, no entanto, vão bem além. Um dos principais usos está relacionado à automação de casas – desde identificar a aproximação de uma pessoa e acionar as luzes quando ela chegar, até graduar a abertura das janelas de um escritório de acordo com a intensidade da luz do sol e temperatura ambiente. Se você se empolgou com o assunto, não deixe de participar do Arduino Day:

Arduino Day SP 2016
02 de Abril de 2016
8h às 18h
CUBO
Rua Casa do Ator, 919
Vila Olímpia, São Paulo, SP
Ingressos aqui

 

Os melhores conteúdos para impulsionar seu desenvolvimento pessoal e na carreira.

Junte-se a mais de 1 milhão de jovens!
Casdastro realizado, fique ligado para os conteúdos exclusivos!
Seu cadastro não foi realizado, tente novamente!

O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo: