Foto de Andrea Piacquadio via Pexels

As transformações causadas pela pandemia de Covid-19 impactaram de forma significativa o ensino no Brasil. Segundo o Censo da Educação Superior de 2020, 53% das matrículas feitas naquele ano foram para cursos de EaD. A modalidade, que já expandia, cresceu 428% nos últimos 10 anos.

Com as mudanças, muitos alunos, professores e gestores precisaram se adaptar aos novos modelos de ensino. Se antes era preciso sair de casa e gastar horas no transporte, agora é necessário encontrar espaço e estrutura na rotina cotidiana.

Para ajudar nessa adaptação, a Fundação Estudar reuniu 5 dicas para estudantes que pretendem aproveitar ao máximo cursos online.

Acesse a Escola de Liderança, uma plataforma com tudo o que é necessário para conquistar a vaga dos sonhos

#1. Crie um compromisso

Cursos online permitem que as pessoas façam as aulas onde e quando quiserem. O problema, no entanto, é que muitos alunos entendem que isso significa que eles devem fazer “de qualquer jeito” ou “quando der.”

O primeiro, e talvez principal, conselho da Fundação Estudar é para que os alunos se comprometam com o curso com a mesma rigidez que fariam caso ele fosse presencial.

Você pode, é claro, escolher os seus horário, mas é ideal que os defina rigidamente, e o que siga.

#2. Viva esse compromisso

Depois de definir seus horários de estudo, é necessário criar um ambiente no qual você poderá aproveitar ao máximo seus estudos. Muitas pessoas decidem estudar em casa, mas, quando chega a hora, estão em meio a muitas distrações que tiram o foco.

Por isso, crie uma estrutura em que poderá estudar com o maior nível de eficiência possível. Assim:

  • Vá para um lugar silencioso
  • Avise demais pessoas na casa para não ser interrompido
  • Crie um espaço de estudos fixo

#3. Anote para lembrar

Ao começar os estudos, aproveite os recursos de cursos gravados para assistir os trechos mais difíceis quantas vezes forem necessárias. Pause, anote, volte o conteúdo, anote de novo.

É mais do que comprovado que anotar ajuda a fixar as ideias, principalmente quando fazemos resumos que sintetizam a ideia central do que ouvimos e lemos. Por isso, aproveite que pode controlar o tempo para ampliar sua capacide de revisão.

#4. Ensinar para aprender

Como os cursos online são ferramentas nas quais estudamos de forma solitária, precisamos criar momentos nos quais falamos do que aprendemos para os outros.

Para isso, é importante que sejamos “chatos” para abordar famiiares e amigos dispostos a ouvir sobre o que você está aprendendo. Isso porque, ao explicarmos, fixamos as ideias, criamos roteiros lógicos e tiramos dúvidas sobre o tema.

#5. Conecte-se

Por fim, se houver a oportunidade, conecte-se a outros estudantes do mesmo curso que você. Procure por fóruns, grupos e outros canais para participar das discussões com outras pessoas que estão estudando os mesmo assuntos que você.

Isso ajuda a ter uma percepção geral sobre o aprendizado global, e, é claro, amplia nossa rede de contatos e melhora nosso networking.

Leia também: Sucesso e propósito estão diretamente conectados, indicam estudos

 

Os melhores conteúdos para impulsionar seu desenvolvimento pessoal e na carreira.

Junte-se a mais de 1 milhão de jovens!
Casdastro realizado, fique ligado para os conteúdos exclusivos!
Seu cadastro não foi realizado, tente novamente!

O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo: