foto: www.walleh.com

É inegável o impacto de Nelson Mandela para a história da humanidade. O líder e ativista sul-africano conseguiu inspirar uma geração de jovens e continua a ser um grande exemplo mesmo após 8 anos de sua morte.

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo.

Neste 20 de novembro, dia da Consciência Negra, mais do que nunca precisamos lembrar do legado de Mandela. Sua luta anti-apartheid e liderança tinham como objetivo tornar a África do Sul um lugar mais justo e igualitário. Como resultado, ao fim do regime segregacionista ele se tornou o primeiro presidente do país.

A partir desse momento, Nelson Mandela não poupou esforços para realizar os sonhos de seu povo.

História

Antes de entender a importância de Mandela para a atualidade, é importante conhecer sua formação. Madiba, como também é conhecido, nasceu no dia 18 de julho de 1918, em Mvezo. Em seu nascimento, foi batizado pelo pai de Rolihlahla Dalibhunga, porém ganhou o nome Nelson de uma professora que batizava as crianças da região com nomes ingleses.

Aliás, Mandela foi o primeiro membro da família a frequentar a escola, aos 7 anos. Infelizmente, no ano seguinte perdeu seu pai, de quem aprendeu os sensos de justiça e determinação. A partir daquele momento, o jovem foi tutorado por seu tio Jongintaba Dalindyebo. Essa situação mudou toda a sua história, afinal, a família desejava que Nelson herdasse as responsabilidades de seu pai, para isso ele teria que se casar com uma mulher que nunca havia visto antes em sua vida. O resultado foi a fuga do jovem.

Depois disso, Nelson Mandela se interessou por adquirir novos conhecimentos. Ele deu início aos seus estudos na Universidade Fort Hare, a única universidade sul-africana que aceitava negros. Ali se engajou com estudantes que frequentavam o Congresso Nacional Africano (CNA), partido que queria unir os grupos étnicos sul-africanos contra a hegemonia branca e, mais tarde, o apartheid. Devido ao seu comprometimento, o jovem foi eleito pelos colegas para comandar o conselho, porém ele se recusou a assumir o cargo.

Aos 23 anos, em 1941, Mandela segue para Joanesburgo, fugindo de outro casamento arranjado. Dessa vez, ele foge acompanhado de seu primo Justice, ambos passam a viver em condições precárias no subúrbio de Alexandra, província de Gauteng. A princípio, os dois trabalhavam como vigias em uma mina para se sustentar.

Apesar das dificuldades, Mandela continuou estudando Direito à noite e teve ajuda do líder sindical Walter Sisulu para encontrar um estágio na área de advocacia. Essa proximidade com o ativista, fez com que Mandela ingressasse para o CNA e passasse a se preocupar cada vez mais com o que estava acontecendo em seu país. 

Apartheid e Prêmio Nobel da Paz

O engajamento de Mandela com a luta anti-apartheid emergiu durante sua vivência em Joanesburgo em meio as townships, mais precisamente no bairro de Soweto. O regime segregacionista institucionalizado em 1948, havia instaurado leis como: proibição de casamentos interraciais, criminalização de relações sexuais entre pessoas de grupos raciais distintos, separação de praias, calçadas, ônibus, hospitais, universidades.

Esse conjunto de ações, mais a privação de direitos políticos e civis dos negros, juntamente com o confinamento de pessoas em determinadas regiões pelo governo, resultou em uma série de massacres e mortes da população negra. Sendo assim, diversos ativistas se dedicaram a lutar contra a opressão racial e o fim do apartheid, para formar uma sociedade mais justa e democrática. Entre eles, estava Nelson Mandela.

O líder sul-africano foi um dos maiores responsáveis pelo fim do regime e não desistiu mesmo quando ficou preso durante 27 anos acusado de traição e sabotagem. Em 1990, após forte pressão internacional e intensas negociações, ele finalmente foi solto.

Todo o esforço de Madiba havia sido recompensado, no ano de 1993 ele e o presidente Frederik de Klerk assinaram a nova Constituição sul-africana, finalizando mais de 300 anos de dominação política da minoria branca.  Nesse mesmo ano, recebeu o Prêmio Nobel da Paz, “por seu engajamento em prol da conciliação e por sua coragem e integridade”.

Exemplo de liderança na África do Sul

Nelson Mandela governou a África do Sul entre 1994 e 1999, porém continuou sendo um grande exemplo de liderança mesmo após sua aposentadoria. Ele presidiu a transição do governo de minorias e apartheid para um regime de democracia multirracial.

Sua liderança se mostrou acessível para todos e podemos aprender algumas lições com sua trajetória:

Resiliência

Durante os 27 anos que passou preso, Mandela se manteve focado em seu objetivo de tornar a África do Sul um país livre para todos. O líder demonstrou que é preciso lidar com adversidades pelo caminho e que elas não são motivos para desistir de seus planos.

Mesmo naquela situação, Mandela fazia o que amava, por exemplo, ele lia para seus companheiros de cárcere. Seu poema preferido era Invictus, de William Ernest Henley, que fala sobre nunca se render apesar das dificuldades.

Justiça

Sua liderança sempre buscou ser justa. Enquanto estava preso, Mandela se recusou diversas vezes a ser solto, pois não conseguia chegar a um acordo com os líderes nacionais brancos. Ele queria a liberdade de todos os presos políticos e que seu partido voltasse a ser legalizado.

Mandela fazia suas escolhas e decisões pensando no que seria justo para a maioria.

Diálogo

Ainda na prisão, Nelson Mandela se esforçou para aprender o africâner, a língua dos brancos. Ele sabia a importância de conhecer o idioma daqueles que estavam no poder, pois em algum momento precisaria dialogar com eles. Foi exatamente isso que aconteceu ao se tornar presidente.

Ele pregou uma liderança de paz e reconciliação, sempre buscando entender como pensava o outro lado. “Se você fala com um homem numa linguagem que ele compreende, o recado entra na cabeça dele. Se você falar com ele em sua própria linguagem, você atinge seu coração.”

Empatia

Nelson Mandela acreditava que deveríamos nos colocar no lugar do outro, uma das premissas da filosofia Ubuntu. “As pessoas são ensinadas a odiar e, se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar, porque o amor é algo mais natural para o coração humano do que seu oposto.”

Ele tentou sempre compreender as razões que levavam as ações dos outros, com isso podia argumentar e levar suas ideias à elas da melhor forma.

Colocando em prática

Ainda que você viva um contexto diferente do qual Nelson Mandela estava, é possível aprender muito com sua vida e colocar seus aprendizados em prática. Os valores aqui apresentados fazem parte da característica de diversos outros líderes ao redor do mundo. Por isso, Madiba é tão importante na África do Sul e no mundo.

Os melhores conteúdos para impulsionar seu desenvolvimento pessoal e na carreira.

Junte-se a mais de 1 milhão de jovens!
Casdastro realizado, fique ligado para os conteúdos exclusivos!
Seu cadastro não foi realizado, tente novamente!

O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo: