Warren Buffet é tão rico, mas tão rico que poderia comprar os cinco maiores bancos do Brasil de uma só vez
Warren Buffet é tão rico, mas tão rico que poderia comprar os cinco maiores bancos do Brasil de uma só vez (Kevin Lamarque/Reuters)

Poderia um único homem, Warren Buffett, comprar os cinco maiores bancos do Brasil do dia para a noite? Sim, poderia. Quer saber quem ele é? Confira sua história a seguir no Perfil Na Prática:

Você conhece o seu círculo de competência? Para Warren Buffett, ele é a chave para o sucesso

Quem é Warren Buffett?

Warren Buffet nasceu em Omaha, no Nebraska, em 1930. É considerado hoje um dos maiores investidores do mundo e possui uma fortuna estimada de 100 bilhões de dólares.

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo.

Conhecido como o Oráculo de Omaha devido aos seus acertos, Buffet é tipo de investidor que fazia com que uma empresa se valorizasse simplesmente por anunciar que compraria suas ações.

Principal acionista da Berkshire Hath Away, empresa da qual ele começou a comprar ações por mais ou menos 10 dólares, o norte-americano fez com que o negócio chegasse a crescer algo como 1 000 000 % em quarenta anos. Hoje, ações da organização custam mais de 100 mil dólares.

8 lições de um documentário sobre Warren Buffett

Como ele se tornou tão rico?

Buffet começou sua vida empreendedora ainda na infância, aos 6 anos, quando revendia engradados de Coca Cola da loja do avô.

Não demorou muito para que seu interesse por leitura e números o levasse à biblioteca do pai, um corretor de ações autônomo que tinha diversos livros sobre investimentos.

O pequeno Buffett aprendia em casa, despretensiosamente, e aos 11 anos comprou suas primeiras ações, da Cities Service, por pouco mais de 30 dólares cada.

Aos 14 anos, o garoto já precisava fazer sua primeira declaração de imposto de renda, pulava séries na escola e já ganhava mais do que seu professores.

Warren Buffett tentou até mochilar, viajando com um amigo em um período de rebeldia, mas foi parado pela polícia e regressou rápido ao mundo dos negócios que se abria para ele.

Contrariado, foi à faculdade para agradar ao pai, terminou os estudos em 3 anos e, àquela altura, comprou uma fazenda com um patrimônio que hoje equivale a 200 mil dólares.

Após se formar, o investidor tentou entrar para a Harvard Business School (HBS), a mais prestigiada escola de negócios do mundo, mas não foi aceito.

O jovem Buffet, aos 20 anos, acabou entrando para a Columbia University. Foi lá que conheceu seu principal mentor, Benjamin Graham, que te ensinou o conceito Value Investing.

Em linhas gerais, a ideia era que os investimentos deveriam ser feitos a partir da compra de ações de empresas com que estivessem subvalorizadas momentaneamente, mas que tinham um valor inicialmente maior.

O conceito foi o que ajudou Buffet a, anos mais tarde, comprar ações da Berkshire Hath Away a preços simbólicos.

Como Warren Buffett escolhe as empresas em que investe?

Os melhores conteúdos para impulsionar seu desenvolvimento pessoal e na carreira.

Junte-se a mais de 1 milhão de jovens!
Casdastro realizado, fique ligado para os conteúdos exclusivos!
Seu cadastro não foi realizado, tente novamente!

O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo: