mulher sentada na cama com livros e cadernos espelhados

As inscrições para o Programa de bolsas Líderes Estudar estão abertas até o dia 05/04. A iniciativa tem como objetivo apoiar, reunir e desenvolver os jovens mais promissores do Brasil.

A turma selecionada recebe bolsa para estudar nas melhores universidades do mundo e conta com o suporte da Comunidade de Líderes para gerar transformações positivas no seu setor de atuação, seja ele qual for.

Em alguns casos, a aprovação pode não vir de primeira. Mas quem aproveita a experiência para aprender e persistir com resiliência, tem grandes chances de colher bons frutos em novas tentativas.

 

 

Leia também: Dicas para ir bem no processo seletivo do programa de bolsas Líderes Estudar

Foi exatamente isso que aconteceu com a Natália Carvalho, Líder 2020 que estuda na Universidade de Harvard, com o Felipe Mendes, Líder 2014, formado em Engenharia Civil pelo IME e com o Ricardo Buarque, Líder 2018, da University of California.

Todos participaram do processo de seleção do programa mais de uma vez e tem dicas valiosas para quem está buscando a aprovação.

#1 Autoconhecimento nunca é demais

Para a Natália, que participou dos processos de 2019 e de 2020, apesar de parecer clichê, o autoconhecimento foi o fator crucial para conseguir um sim na segunda tentativa:

“Acredito que a grande mudança foi a consciência do meu próprio processo, do meu progresso, de realmente saber aonde eu queria chegar e como a Fundação Estudar poderia me ajudar. Entender profundamente todos esses aspectos exigiu uma reflexão muito profunda durante alguns meses, mas foi uma construção necessária!”

#2 Seja curioso(a)

A conexão com a rede de bolsistas foi um dos pontos que mais ajudou o Ricardo durante o processo de seleção.

“A rede é muito aberta para você buscar respostas. É importante não ter medo de procurar alguém que já é bolsista e pedir que analise a sua candidatura. Isso também é ótimo para você se aproximar da cultura da Estudar, falando com pessoas que já estão inseridas no ambiente.”

Além dessas conversas, Ricardo acredita que se interessar pela história da Fundação é essencial:

“Eu sempre recomendo para quem está aplicando: leia os livros indicados e procure saber sobre a história do programa, porque a comunidade de Líderes é bem pautada em valores. Busque conhecer histórias dos bolsistas, assista conteúdo no Youtube… grande parte do que aprendi foi assistindo vídeos do Estudar Fora, por exemplo. E se for possível, faça estágios ou participe de projetos dentro da própria Fundação.”

#3 Faça cursos da Fundação Estudar

Ainda sobre estar perto da cultura e dos valores da comunidade de Líderes, Felipe diz que o curso de Liderança da Fundação Estudar foi uma ótima oportunidade para começar a ficar mais perto da rede.

Leia também: O que é liderança e por que ela é tão importante para qualquer carreira de sucesso?

“Foi uma ferramenta que me ajudou muito! Foi uma maneira de entender mais da organização e dos valores, porque no final do dia, o Programa Líderes Estudar não é só sobre o quão excepcional você é… é sobre o alinhamento dos seus valores com os da Fundação. Então, fazer os cursos é uma chance para você entender o que forma um líder transformar.”

#4 Seja autêntico(a)

Para Ricardo, conseguir manter a sua essência ao longo de todo o processo foi um dos fatores que fizeram com que ele se destacasse.

“Passei por todas as etapas mostrando quem eu realmente era, sempre tentando passar as minhas características… Sou uma pessoa que tem um humor mais ativo, tento trazer um pouco menos de seriedade e é algo que tem sido bem-vindo. Até brinquei outro dia que me pediram recomendação de livros: como faço pra recomendar capitão cueca, já que ele é o meu livro preferido desde a infância?”

Na entrevista final, por exemplo, Ricardo disse que a pessoa que mais o influenciava na época era a sua mãe, depois de ouvir respostas como Bill Gates e Isaac Newton de outros candidatos.

“Fiquei até meio receoso mas foi a resposta mais verdadeira que eu poderia dar… É importante mostrar o seu jeito, mesmo que ele não seja o padrão de um estudante altamente intelectual ou alguma coisa do tipo. Ser verdadeiro com os seus interesses e características pessoais é muito importante se você mostrar que isso está vinculado com os valores da Fundação Estudar.”, explica.

#5 Seja realista

Felipe acredita que olhar para o passado, para o presente e para o futuro para entender os caminhos que deveriam ser percorridos foi parte importante do processo.

“O que você faz hoje para conquistar o seu sonho? É preciso ter claro quais são os seus próximos passos e saber o quanto cada um deles faz sentido. E mais do que isso: comece a fazer coisas que sejam alinhadas com o que você quer em longo prazo. Eu, por exemplo, tinha a ideia de gerar impacto na área de habitação, e então, decidi ter pequenas atitudes que faziam muito sentido para o meu futuro lá na frente, para ganhar conhecimento e aprender mais sobre o assunto”.

Leia também: 3 Líderes da rede de alto potencial da Fundação Estudar contam como decidiram empreender

Ricardo complementa com a importância de ser pé no chão: “O sonho grande é importante mas é essencial ser realista de acordo com o que você já tem e o que já está planejado. Acho que essa foi a principal mudança entre as minhas duas tentativas: ser um pouco mais realista nos meus objetivos”.

Depois de todas essas dicas, que tal fazer a sua inscrição para o Programa de bolsas Líderes Estudar?

Se você vai para uma nova tentativa, Natália lembra que a persistência foi um fator essencial para a sua aprovação:

“A gente tem que aprender a colocar esforço nas coisas, dedicar tempo e aceitar os resultados, sejam eles bons ou ruins… É esse ato de por esforço e tempo que vai trazer resultados incríveis e duradouros. Entender isso foi a peça chave para eu insistir na minha candidatura, buscar melhorar sempre e conseguir a minha aprovação”, finaliza.

Quer conquistar uma bolsa de estudos para graduação ou pós? Inscreva-se no Programa Líderes Estudar!

 

Os melhores conteúdos para impulsionar seu desenvolvimento pessoal e na carreira.

Junte-se a mais de 1 milhão de jovens!
Casdastro realizado, fique ligado para os conteúdos exclusivos!
Seu cadastro não foi realizado, tente novamente!

O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo: