Com Bigtechs, Fundação Estudar lança plataforma para levar jovens à carreira em tecnologia

Em evento online realizado nesta terça-feira, 19, a Fundação Estudar lançou a Wikitech, uma plataforma de conteúdo feita por profissionais de tecnologia para pessoas que sonham em atuar no setor.

Com vídeos curtos com dicas práticas e diretas, o novo produto visa acompanhar pessoas em diferentes fases da carreira na trajetória para chegar à carreira desejada. 

O modelo, segundo as responsáveis pela ferramenta, une características de recrutamento e redes sociais com a missão de reduzir o gap entre a quantidade de talentos e o número de vagas existentes no setor. Hoje, o Brasil atende apenas a 33% da demanda por profissionais de tecnologia.

“A gente tem a oportunidade de gerar meio milhão de vagas até 2025 em um setor que paga mais do que o dobro da média para todas as carreiras no Brasil”, explicou Anna Valenzuela, Head de Produto da Fundação Estudar. “Nós realmente achamos que gerar empregos em tecnologia é uma oportunidade de impactar positivamente a realidade brasileira.”

Acesse a plataforma

O que o usuário vai encontrar no conteúdo da Wikitech?

A proposta da Wikitech é direta, segundo Anna Valenzuela, porque o objetivo é que as pessoas possam ter acesso real ao dia a dia dos profissionais. 

“O usuário vai poder assistir a micro-vídeos feitos por profissionais de tecnologia, de diversas áreas de tecnologia, em que eles contam sobre suas rotinas e trajetórias”.

Segundo a Fundação Estudar, haverá ainda um follow-up dos usuários que utilizam a plataforma, acessam o conteúdo e se conectam com as empresas parceiras. Assim, será possível medir o sucesso da iniciativa no longo prazo, enquanto o mercado de contratações se movimenta.

“Mas pra isso dar certo, é claro que a gente precisa de mais”, aponta Anna. “Precisamos de qualificação, de empresas de portas abertas para amadurecer os jovens que estão entrando no mercado de trabalho, precisamos de salários competitivos e jovens interessados”.

Empresas de grande porte embarcam na missão da Wikitech

Presentes na cerimônia de inauguração da Wikitech, representantes de empresas ligadas a tecnologia falaram da importância de iniciativas como a da Fundação Estudar.

Em sua fala, a Executiva de Recrutamento da Microsoft Elizabeth Mier explicou que existe uma grande oportunidade desenvolvimento econômico a partir do talento que existe no Brasil e na América Latina.

“É um problema global [a falta de pessoas qualificadas], que afeta pequenas e grandes empresas”, analisou ela. “Existe muito talento na América Latina mas essas habilidades precisam ser refinadas para ingressar no mercado, por várias razões. A educação superior pública no Brasil é de ‘primeiro mundo’.”

Durante o evento, o desafio debatido pelos representantes foi definido por Luiz Filipe Serravite, Sr. Client Solutions Manager da Meta, como passível de receber políticas públicas disruptivas. Iniciativas de todas as frentes, como a da Wikitech, são a solução definitiva para desenvolver o setor.

“É preciso um esforço conjunto entre governo, empresas e sociedades pra gente atender as demandas do mercado”, defendeu o representante da companhia que gerencia Facebook, Instagram e WhatsApp.

Deixe um comentário
Compartilhar

Posts recentes

Quais são os desafios de aprender a liderar em tech, segundo fundadora da Cuidas

Talentos em tecnologia costumam ser precoces. Deborah Alves, fundadora da Cuidas e ex-aluna de Harvard,…

8 horas a

Planejamento: 7 passos para se organizar e alcançar objetivos

Você já ouviu a frase: "Quem falha em planejar, planeja falhar"? Essa máxima não poderia…

11 horas a

Business Intelligence: o que é, para que serve e como aprender?

Business Intelligence (BI) é um conjunto de estratégias, tecnologias e ferramentas que capacitam as organizações…

7 dias a

Trabalho em equipe: 5 passos para desenvolver essa habilidade

O trabalho em equipe é uma necessidade que acompanha os profissionais desde a fase inicial…

2 semanas a

Técnica Pomodoro: saiba como gerenciar seu tempo e ser mais produtivo

Você sabia que a técnica pomodoro promete ajudar quem tem dificuldade em terminar as suas…

2 semanas a

TI: O que é Tecnologia da Infomação, curso e mercado de trabalho

A área da Tecnologia da Informação (conhecida popularmente como TI) é uma das que mais…

2 semanas a