Varejo: a engrenagem por trás da gôndola

Quando você precisa abastecer a despensa com alimentos ou produtos de limpeza, vai ao supermercado. Se tem que comprar um remédio, passa na farmácia mais próxima. Quando bate aquela fome na hora do almoço, busca um restaurante gostoso. Se quer estar por dentro das tendências de moda, compra sua revista preferida na banca. Quando procura passagens para uma viagem esperada, vai até uma agência especializada. Se quer comprar um celular novo, pesquisa os preços em lojas online. Todos esses empreendimentos, físicos ou virtuais, são parte da indústria de varejo. O conceito da palavra é bastante amplo – e envolve toda e qualquer atividade de venda de produtos ou serviços para pessoas.

Até os anos 1980, essa indústria foi vista com desdém pelo mundo corporativo no Brasil. Salvo algumas exceções, como as antigas lojas de departamento Mesbla, Pernambucanas e Mappin, o universo varejista brasileiro se resumia a padarias, vendinhas e boutiques de bairro. Foi a partir daquela década que alguns lojistas conseguiram profissionalizar sua gestão e a construir redes com dezenas de unidades espalhadas pelo país. Com faturamento de empresa grande, essas companhias começaram a chamar a atenção do mercado e a receber investimentos de terceiros para impulsionar seu crescimento.

Ao longo da última década, porém, o varejo tornou-se o motor da economia brasileira, quando mais de 30 milhões de brasileiros ascenderam na pirâmide social e passaram a ter acesso a produtos e serviços antes inalcançáveis. Hoje, somos o sétimo maior mercado consumidor do mundo e, segundo as previsões, ocuparemos o quinto lugar até 2023. Algumas das estrelas do varejo no país são:

Supermercados: Grupo Pão de Açúcar, Carrefour, Walmart

Varejo de móveis e eletrodomésticos: Via Varejo (das redes Casas Bahia e Ponto Frio), Magazine Luiza, Máquina de Vendas (das redes Ricardo Eletro e Insinuante)

Comércio eletrônico: B2W (das marcas Submarino, Shoptime e Americanas.com), Nova Pontocom (PontoFrio.com, CasasBahia.com e Extra.com), Dafiti, Netshoes, Walmart.com

Varejo de moda: Hering, C&A, Marisa, Riachuelo, Lojas Renner

Farmácias: RaiaDrogasil, Drogarias Dp Sp (Drogaria Pacheco e Drogaria São Paulo), Pague Menos

Alimentação: McDonald’s, Burger King, Habib’s, Giraffas, IMC (dos restaurantes Viena e Frango Assado)

Franquias: O Boticário, Cacau Show, Arezzo, Chilli Beans

Esta reportagem faz parte da seção Explore, que reúne uma série de conteúdos exclusivos sobre carreira em negócios. Nela, explicamos como funciona, como é na prática e como entrar em diversas indústrias e funções. Nosso objetivo é te dar algumas coordenadas para você ter uma ideia mais real do que vai encontrar no dia a dia de trabalho em diferentes setores e áreas de atuação.

Deixe um comentário
Compartilhar

Posts recentes

Guia de profissões: conheça 87 carreiras, cursos e atuações

Depois que nós chegamos ao ensino médio, é comum que passemos a questionar qual será…

2 dias a

Quais são os desafios de aprender a liderar em tech, segundo fundadora da Cuidas

Quem gosta de tecnologia costuma dar sinais cedo. Deborah Alves, fundadora da Cuidas e ex-aluna…

2 dias a

Planejamento: 7 passos para se organizar e alcançar objetivos

Você já ouviu a frase: "Quem falha em planejar, planeja falhar"? Essa máxima não poderia…

2 dias a

Business Intelligence: o que é, para que serve e como aprender?

Business Intelligence (BI) é um conjunto de estratégias, tecnologias e ferramentas que capacitam as organizações…

1 semana a

Trabalho em equipe: 5 passos para desenvolver essa habilidade

O trabalho em equipe é uma necessidade que acompanha os profissionais desde a fase inicial…

2 semanas a

Técnica Pomodoro: saiba como gerenciar seu tempo e ser mais produtivo

Você sabia que a técnica pomodoro promete ajudar quem tem dificuldade em terminar as suas…

2 semanas a