Um Projeto: Fundação Estudar
Grupo do Trainee Vetor Brasil 2017

Inscrições abertas para o processo seletivo de trainee de gestão pública do Vetor Brasil

Por Suria Barbosa

Pensa em atuar na gestão pública? Inscreva-se para o processo seletivo do Vetor Brasil, que é inteiramente online. Os trainees selecionados vão trabalhar dentro de órgãos de governos municipais e estaduais.

Quem tem interesse em trabalhar com gestão pública já pode se candidatar ao Programa Trainee Vetor Brasil, que está com as inscrições abertas para a turma do 2º semestre de 2018. É possível se inscrever no processo seletivo – realizado de forma totalmente online – até o dia 11 de abril.

Em atividade desde 2014, o Vetor Brasil foi criado por bolsistas da Fundação Estudar para atuar em parceria com governos estaduais e municipais. A organização sem fins lucrativos aloca profissionais que querem trabalhar com gestão pública em funções dentro de equipes dos governos. No caso do programa de trainees, os selecionados irão desempenhar funções analíticas e de gestão de projetos.

Para participar do processo de seleção, é necessário ser graduado em qualquer curso de bacharelado e licenciatura, ou ter a graduação prevista até o dia 1 de outubro de 2018. Também é preciso ter disponibilidade para comparecer à formação presencial que ocorrerá na cidade de São Paulo (SP), no período de 23 a 27 de julho de 2018.

Em relação aos candidatos que não tiverem condições financeiras para assumir os gastos da viagem, a organização poderá arcar com os custos de deslocamento e hospedagem. A elegibilidade dos casos será definida após análise realizada pela organização.

Etapas do processo seletivo

O processo seletivo do Programa de Trainee de Gestão Pública do Vetor Brasil é composto por seis etapas – todas online:

  • Inscrição
  • Testes sobre atualidades, português e lógica
  • Vídeo de apresentação pessoal
  • Desafio de gestão pública
  • Entrevista por competência
  • Entrevista com gestor do governo

Quem ficar com dúvidas pode baixar o guia de preparação, com explicações sobre o processo seletivo, disponibilizado no site.

Como é o trabalho de um Trainee Vetor Brasil

Depois de ser instalado na equipe de um governo municipal ou estadual, o trainee Vetor Brasil trabalha em análise ou na gestão de projetos. Ele pode, por exemplo: analisar desempenho, identificar problemas e causas, discutir soluções e gerenciar a implementação das que forem aprovadas. O Vetor Brasil incentiva, ainda, que os trainees se envolvam diretamente com a comunidade para entender os desafios locais. Cada programa pode ter entre um a dois anos de duração.

As decisões sobre as alocações são tomadas pelo Vetor Brasil em conjunto com a secretaria que receberá o trainee. Os selecionados devem estar abertos para atuar em governos de todo o Brasil. Segundo dados da organização, cerca de 90% dos trainees mudam para um novo estado durante o programa.

 

Leia também: Como a atuação de uma trainee no governo impactou a educação no Ceará

 

Programa de desenvolvimento

Uma parte fundamental do Programa de Trainee de Gestão Pública é o plano de desenvolvimento do Vetor Brasil. Ele inclui formações realizadas ao longo de 12 meses. São 100 horas de formações virtuais, além das formações presenciais que ocorrem em dois momentos em São Paulo.

A presença nas formações é obrigatória para todos os candidatos aprovados e, por isso, a indisponibilidade para participar na etapa presencial é um critério eliminatório do processo seletivo.

Também parte do desenvolvimento, os trainees possuem um acompanhamento de coaching para desenvolver as habilidades que querem aprimorar no trabalho no governo. E, no final do programa, cada trainee receberá mentoria focada em incentivar a autorreflexão sobre os próximos passos da carreira.

O que achou do post? Deixe um comentário ou marque seu amigo