Teste de Inferências
Foto por Monstera via Pexels

Um teste de inferências, também conhecido como teste de raciocínio dedutivo, é uma ferramenta utilizada pelas empresas como parte do processo de seleção de candidatos para vagas de emprego.

Com esse tipo de teste, os recrutadores avaliam a capacidade dos candidatos de fazer deduções lógicas com base em informações fornecidas.

Quer saber como ir bem nessa avaliação? Leia a seguir

Baixe uma checklist gratuita para montar o currículo perfeito

O que é um teste de inferência?

Os testes de inferências geralmente envolvem uma série de afirmações ou informações e exigem que os candidatos analisem essas informações para chegar a conclusões corretas ou inferências lógicas.

Dessa forma, eles são projetados para medir habilidades de pensamento crítico, raciocínio lógico, capacidade de resolver problemas e tomar decisões baseadas em informações limitadas.

Leia mais: Teste de lógica: como se preparar para a etapa nos processos seletivos?

Por que as empresas utilizam o teste de inferências?

As empresas usam testes de inferências como uma forma de avaliar as habilidades cognitivas dos candidatos, além de suas qualificações e experiência.

Em um processo seletivo, esses testes fornecem uma medida objetiva e padronizada para comparar diferentes candidatos em termos de suas habilidades analíticas e de raciocínio.

Como ir bem em teste de inferências?

#1. Familiarize-se com o formato

Procure entender o formato típico dos testes de inferências, como o tipo de perguntas, o tempo disponível e as regras específicas. Isso ajudará você a se sentir mais confortável e confiante ao realizar o teste.

#2. Pratique

Busque recursos online ou livros de preparação para testes de raciocínio dedutivo e faça exercícios de prática para se familiarizar com os tipos de perguntas e desenvolver suas habilidades de inferência.

#3. Leia cuidadosamente

Ao realizar o teste, leia atentamente todas as informações fornecidas antes de fazer suas inferências. Entenda as relações entre as afirmações e procure identificar as informações relevantes para chegar a uma conclusão lógica.

#4. Pense de forma sistemática

Aborde as questões de forma sistemática, identificando as premissas fornecidas e seguindo um raciocínio lógico para chegar à resposta correta. Evite fazer suposições não justificadas ou tirar conclusões precipitadas.

#5. Gerencie o tempo

Os testes de inferências geralmente têm um limite de tempo, por isso é importante gerenciar seu tempo de forma eficiente. Não gaste muito tempo em uma única pergunta e, se possível, retorne a perguntas não respondidas no final.

#6. Mantenha a calma

Os testes podem ser desafiadores, mas é importante permanecer calmo e concentrado durante sua realização. Evite ficar excessivamente preocupado com o tempo ou com possíveis respostas incorretas. Faça o seu melhor e mantenha uma atitude positiva.

Exemplos de teste de inferências

Verbal

  • Afirmação 1: Todos os gatos são animais de estimação
  • Afirmação 2: O animal de estimação de Maria é um gato.

Inferência: Maria tem um animal de estimação.

Nesse exemplo, os candidatos devem deduzir que Maria tem um animal de estimação, com base na primeira afirmação de que todos os gatos são animais de estimação e na segunda afirmação de que o animal de estimação de Maria é um gato.

Númerica

  • Afirmação 1: João tem mais balas do que Pedro
  • Afirmação 2: Pedro tem mais balas do que Lucas.
  • Afirmação 3: Lucas tem 10 balas.

Inferência: João tem mais balas do que Lucas.

Nesse exemplo, os candidatos devem deduzir que João tem mais balas do que Lucas, com base na primeira afirmação de que João tem mais balas do que Pedro e na segunda afirmação de que Pedro tem mais balas do que Lucas, além de saber que Lucas tem 10 balas.

Gráfica

Os candidatos são apresentados a uma sequência de figuras ou padrões e devem identificar o próximo elemento lógico na sequência com base nas regras ou relações entre as figuras anteriores.

Os melhores conteúdos para impulsionar seu desenvolvimento pessoal e na carreira.

Junte-se a mais de 1 milhão de jovens!
Casdastro realizado, fique ligado para os conteúdos exclusivos!
Seu cadastro não foi realizado, tente novamente!

O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo: