Claudia Massei

Hoje, Claudia Massei é Head of Executive Transformation da Siemens. Membro da rede de alto potencial da Fundação Estudar, Líderes Estudar, a brasileira foi considerada a 68ª executiva mais poderosa do Oriente Médio em 2020 pela revista Forbes, uma das publicações mais reconhecidas no mundo dos negócios, no prêmio Power Businesswomen in The Middle East. Tudo isso, na época, por sua atuação como CEO da Siemens do Omã.

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo.

O Programa Líderes Estudar oferece bolsa de estudo, mentoria, orientação de carreira, além do acesso à rede de alto potencial. As pré-inscrições para a edição 2024 estão abertas. Candidate-se já!

Embora nem de longe estas sejam todas as suas conquistas durante a trajetória, ela considera que ainda não atingiu seu “sonho grande“, o objetivo movido por seu propósito, que é o de ajudar o desenvolvimento de um país.

Ao Na Prática, Massei falou sobre sua visão acerca do papel da tecnologia para ampliar as oportunidades, e não o oposto.

Entrevista com Claudia Massei

NaPrática: Claudia, como você vê a contribuição da tecnologia para garantir um futuro mais promissor para todos? Como a tecnologia amplia oportunidades para a população?

Claudia Massei: “A tecnologia tem um papel fundamental, e eu destacaria três aspectos principais: escala, transparência e otimização. A escala é crucial. Empresas como Uber e iFood, por exemplo, proporcionam acesso a oportunidades de trabalho paralelo para muitas pessoas, independentemente de sua localização. Além disso, plataformas educacionais oferecem acesso a conteúdo e ensino, transformando a educação em algo acessível a qualquer pessoa com conexão à internet”

NaPrática: A transparência é outro ponto importante. Como ela influencia na equidade?

Claudia Massei: Com dados transparentes e disponíveis, podemos promover maior equidade e evitar a concentração desigual de recursos. As redes sociais, como Twitter, Facebook e Instagram, dificultam a ocultação de informações, contribuindo para manter a ordem e o respeito às regras.

NaPrática: E sobre otimização, como a tecnologia pode ajudar a fazer mais com menos?

Claudia Massei: A otimização é a ideia de maximizar recursos, especialmente naturais, pensando em eficiência energética e no consumo de energia. Isso não apenas beneficia a sustentabilidade, mas também nos ajuda a enfrentar ameaças como as mudanças climáticas.

NaPrática: Mudando um pouco de foco, qual é, na sua visão, o papel das lideranças no Brasil? Como elas podem contribuir para essas transformações que você descreveu?

Claudia Massei: Eu acredito que o principal papel das lideranças é concentrar pessoas competentes para desenvolver uma visão abrangente. Essa visão, que combina inovações tecnológicas com aspectos sociais, econômicos e culturais, deve garantir a eficiência dos nossos recursos. A negociação justa é crucial para que todos se beneficiem, evitando que alguém fique para trás.

NaPrática: Como essa visão pode ser executada com sucesso?

Claudia Massei: A execução deve ser baseada na colaboração entre todas as partes, inspirada em melhores práticas implementadas em diferentes regiões. Parcerias entre o Estado e a iniciativa privada são essenciais para trazer inovações que beneficiem toda a população.

Desenvolva sua rede no Programa Líderes Estudar!

A Fundação Estudar está com inscrições abertas para o processo seletivo do Programa de Líderes, do qual Claudia Massei faz parte.

Participantes têm acesso a vários benefícios, incluindo bolsa de estudos. Inscreva-se!

Faça agora sua Pré-inscrição para o processo seletivo do Programa de Bolsas Líderes Estudar

 

Inscreva-se para o Programa Líderes Estudar!

Os melhores conteúdos para impulsionar seu desenvolvimento pessoal e na carreira.

Junte-se a mais de 1 milhão de jovens!
Casdastro realizado, fique ligado para os conteúdos exclusivos!
Seu cadastro não foi realizado, tente novamente!

O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo: