Fundação Estudar - Na prática - Desenvolvimento pessoal e profissional de jovens

Quem faz os produtos da Ambev e da Danone chegarem até você

foto embaçada de uma gondula de supermercado

Quando alguém vai ao supermercado comprar algum produto da Danone ou Ambev, dificilmente pensa em quem foi o responsável por trazer os produtos até as gôndolas. Este é o trabalho da ID Logistics, empresa de logística há 12 anos no Brasil. Esta companhia pode ser desconhecida dos consumidores, mas seu trabalho invisível é o que faz produtos da Carrefour, Ambev, Nivea, Privalia, Danone, Leroy Merlin, C&C, entre outros, chegarem até as prateleiras.

Da indústria para o centro de distribuição e daí para as lojas, é um longo e complexo processo. A empresa foi criada em 2001 na França, com foco em logística contratual, ou seja, organizar logística, transporte e armazenamento para grandes clientes. A estratégia sempre foi, desde o começo, ousada: expandir as operações internacionalmente e buscar clientes de peso.

Já em 2002, apenas 10 meses depois da criação da empresa, a primeira filial foi inaugurada em Taiwan. A partir de então, a ID Logistics começou a investir em países emergentes. Já são 14 países, como Brasil, Argentina, África do Sul, Rússia, China, Indonésia, Marrocos, além de países europeus, como Espanha, Polônia e Alemanha.

A empresa enxergou a oportunidade na dificuldade que outras empresas sentiam ao expandir para países emergentes. Mais e mais empresas partiam para explorar estes mercados, mas sempre esbarravam na questão logística, diz Eric Hemar, CEO da ID Logistics. Ele cita Carrefour e Walmart como exemplos. “Por causa desse problema interno, vimos uma oportunidade nos emergentes”, diz Hemar.

A maior filial
Um ano depois da abertura da companhia, ela chegou ao Brasil. A segunda subsidiária a ser aberta é hoje a maior filial do grupo, sendo a segunda em faturamento depois da matriz francesa. Corresponde a 11,5% das atividades e faturamento do grupo, que foi de 735 milhões de euros em 2013.

No Brasil, o varejo é responsável por 63% do faturamento. O Carrefour corresponde a 27%, a Leroy Merlin a 22%, Ambev 6% e Danone 8%. A base brasileira também serve como apoio técnico para a filial Argentina, bem como base para o desenvolvimento de outras filiais na América Latina. A operação brasileira é a que mais cresce, em uma taxa média aproximada a 30% nos últimos cinco anos.

Em 2003, fecharam o primeiro contrato em terras tupiniquins: um armazém para o Carrefour, no Rio de Janeiro. Logo depois, vieram para São Paulo e, em 2006, a Leroy Merlin entrou para o rol de clientes. Diversificaram as atividades: além da construção de centros de armazenamento, passaram a investir em gestão e transportes, buscando otimizar ao máximo o tempo de entrega dos produtos.

Expandiram para a indústria e a autoindústria e para o setor de alimentos, com a área láctea da Danone. Fora do eixo Rio-São Paulo, a ID Logistics instalou uma fábrica e centro de distribuição da Ambev em Minas Gerais, em 2009. No ano seguinte, chegaram ao centro-oeste. Hoje, são 30 centros de distribuição e mais de 2.500 trabalhadores.

Uma das peculiaridades do Brasil é o modelo de armazém geral, criado em 2011. Este é um modelo fiscal específico da legislação brasileira, que permite que diversos clientes compartilhem um mesmo centro de distribuição. A combinação reduz custos e permite acesso a outros clientes.

Desafios emergentes
Criada na França, em um continente conhecido pela malha ferroviária e rodoviária eficiente e de qualidade, a empresa precisa se adaptar às realidades díspares dos países emergentes em que desembarca. Mesmo assim, Eric Herman diz: “não superestime nosso país. O custo de transporte na Europa é muito alto”, por conta de motoristas e caminhões.

Em países emergentes, como é o caso do Brasil, o custo do transporte é mais baixo, mas a infraestrutura costuma ser mais precária. Como o transporte é baseado em rodovias e o país é grande, as distâncias e o tempo são maiores. Porém, se um produto vai de Manaus a São Paulo, o mais importante não é se vai chegar um dia mais cedo ou mais tarde. O principal é garantir que ele chegue, e com qualidade. Por isso, os caminhões da frota podem ser rastreados em tempo real, para aumentar a segurança.

Outro grande obstáculo das operações no Brasil é a disponibilidade de mão de obra, diz Nicolas Derouin, diretor-geral da empresa no país. “O Brasil vive uma situação de pleno emprego. O público alvo para os nossos colaboradores são pessoas de classes sociais baixas e baixo nível de qualificação. Existe muita demanda para essa mão de obra”, diz ele.

Como a remuneração para esses trabalhadores costuma ser baixa, é difícil reter os funcionários. Por isso, a empresa oferece projetos de qualificação e crescimento para os trabalhadores, para mantê-los e melhorar a qualidade do serviço.

Um dos principais desafios da empresa, nos próximos anos, é aumentar sua participação no mercado de e-commerce. Ano passado, apenas 5% do faturamento da empresa veio deste setor. Entretanto, o número tende a crescer. A empresa também faz a gestão de e-commerce para vários de seus clientes.

Entrega real
Além disso, metade dos novos clientes da empresa do último mês era da área de comércio eletrônico. “E-commerce será uma grande parte do nosso trabalho”, diz Hemar. No ano passado, a companhia fechou parceria com a Privalia, no Brasil, outlet online.

Para o futuro, a prioridade é iniciar operações no Nordeste e, em segundo plano, expandir para o Sul. A empresa continuará investindo nos setores de varejo, bens de consumo, automobilístico e de cosméticos.

 

Busca cursos gratuitos de aperfeiçoamento profissional?

Então se liga nessa curadoria que a Fundação Estudar fez para você! Com aulas 100% online
e a participação de grandes nomes do mercado de trabalho, esses materiais vão te ajudar
desde a entrevista até os desafios que aparecerão na sua carreira!

Clique para garantir seu acesso gratuito!

 

Agregar valor ao transporte também está entre os planos da ID Logistics. Para isso, irão investir distribuição em centros urbanos e em entregas door to door, direto ao consumidor.

Os melhores conteúdos para impulsionar seu desenvolvimento pessoal e na carreira.

Junte-se a mais de 1 milhão de jovens!

O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo:

MAIS DO AUTOR

EM DESTAQUE

Os melhores conteúdos para impulsionar seu desenvolvimento pessoal e na carreira.

Junte-se a mais de 1 milhão de jovens!